Você está aqui: Página Inicial > Contents > Jornal > Notícia 10 > Arte em cena
conteúdo

Notícias

Arte em cena

Mostra Universitária Artes em Cena
publicado: 02/08/2018 21h03, última modificação: 17/12/2018 17h30

 Evento promove atuações artísticas dentro da Universidade 

  A organização de uma produção artística não é fácil. É necessário, além da própria composição artística, o entendimento de outras áreas. Quando a produção é feita de forma independente, as dificuldades são maiores ainda. Criar cartaz do espetáculo, elaborar programação, fazer fotografias da apresentação, tudo isso faz parte do conjunto da obra.  

Para Luk's Gomez, estudante do curso de teatro, dentro da Universidade, uma das dificuldades na elaboração de trabalhos de forma livre é que os alunos dos cursos de artes só possuem aulas específicas, como teatro, dança, educação, mas a produção do trabalho artístico só é aprendida fora da instituição. 

Para inovar e resgatar a produção independente, o projeto "Fomento Cultural Artes em Cena", coordenado pela professora Candice Didonet, nasceu em 2014. Composto por estudantes de teatro e dança, a ideia da extensão é fomentar laboratórios de produção artística e criação de mostras dentro da UFPB.  

Com o intuito de disseminar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Universidade e de contribuir para o crescimento profissional dos futuros artistas, a ação criou a Mostra Universitária Artes em Cena (MUAC), que promove formações de outras áreas para os artistas, a fim de melhorar a autonomia dos trabalhos. 

De acordo com a coordenadora do evento, havia na Universidade a necessidade de criar espaços para que os alunos, tanto de teatro, quanto de dança, pudessem mostrar seus trabalhos, suas criações, como também concordou a aluna do curso de licenciatura em dança e voluntária do projeto, Jéss Félix. "Na MUAC o estudante tem a chance de experimentar e mostrar os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas do curso. Tudo que fizermos no curso temos um lugar para mostrar na comunidade acadêmica, fazendo arte, que é a parte mais importante", explicou a bolsista.

A mostra acontece duas vezes ao ano, uma em cada semestre letivo. Ela promove dois dias de ações, como intervenções, oficinas, rodas de conversa e apresentações de estudantes da UFPB e alunos de fora. O evento oportuniza também uma ponte entre os discentes e os criadores já atuantes.

Para a elaboração da programação do encontro e das ações do projeto, os participantes da extensão planejam, durante todo o período acadêmico, em reuniões semanais, os temas a serem desenvolvidos durante a mostra. Tanto a temática abordada na MUAC, quanto os nomes indicados para serem convidados são escolhidos pela equipe organizadora. Na última edição foram trazidos professores convidados da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 O tema escolhido para a 10ª Mostra será em torno da perspectiva de gênero, a partir das expressões artísticas com o corpo. O assunto escolhido visa analisar em como o gênero tem aparecido nas artes diante do atual momento político, e de como essas intervenções criam discursos dentro da gama de possibilidades de existência do corpo, articuladas em forma de saber. 

A mudança no formato e na temática em cada edição do evento permite que a extensão englobe uma maior diversidade de ações. "Tem sido muito importante esse espaço para que cada um traga sua experiência, e exercite reflexões a partir delas. O tema escolhido é pensado com o intuito de fazer contribuições para as discussões que os trabalhos vão gerar", afirmou a coordenadora do projeto.  

A importância do projeto é evidente desde a elaboração das ações, que são feitas integralmente pelos estudantes. "É importantíssimo para universidade eles terem essa voz, força de ação. É um projeto aberto e, para quem tem interesse em participar, nós temos diversas áreas de atuação, produção, curadoria", declarou a coordenadora. 

Todas as informações do evento você pode conferir pela página no Facebook (ARTES EM CENA UFPB) e pelo Instagram (muac_ufpb). As inscrições para participar da Mostra Universitária Artes em Cena, que acontecerá dias 30 e 31 de agosto, serão feitas de forma online: o regulamento a o formulário de inscrição serão disponibilizados nas redes sociais e no site do Centro Acadêmico de Turismo e Artes (CCTA). As atividades da MUAC são gratuitas e abertas a todos os interessados. 

 * Reportagem de Larissa Maia - Bolsista da PRAC (2018) 



registrado em: