Você está aqui: Página Inicial > Contents > Jornal > Manchete > Encontros de Extensão - 2019
conteúdo

Notícias

Encontros de Extensão - 2019

publicado: 11/10/2019 12h35, última modificação: 11/10/2019 12h37

O encontro de extensão do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) aconteceu na última quarta-feira (3). O evento, além de expor as ações desenvolvidas pela extensão, também comemorou os 10 anos de existência do Centro e contou com a participação da reitora, presidente do Centro, chefes de departamentos, docentes e discentes da Instituição. Durante o encontro também foi apresentada a nova logo acadêmica do Centro.

Ana Luiza Mattos é a atual assessora de extensão do CTDR e ressaltou a importância da extensão para o desenvolvimento dos alunos. "Eu não consigo vislumbrar como esses alunos conseguiriam se formar sem a extensão porque, além de trazer a visão técnica, que são cursos tecnológicos e os projetos trabalham essa visão técnica, os projetos levam a cidadania, de como você auxiliar, estar atuando na sociedade enquanto estudante e pra nós, docentes, atuando como professor. Não são projetos de estarem em laboratórios. Os professores e estudantes vão pras comunidades, cozinhas comunitárias, escolas, postos de saúde, pro campo. Isso traz uma vivência e desenvolve uma função social tanto pro estudante quanto pro professor. O que costumamos dizer aos professores é que a cada projeto nós aprendemos mais. Não é o professor ensinando o aluno ou a UFPB ensinando a sociedade. É uma troca. A gente aprende muito mais com a sociedade acho até do que a sociedade aprende com a gente", enfatizou a assessora.

Ao todo, foram apresentadas 20 oficinas na parte gastronômica, de sucroalcooleira, tecnologia de alimentos, como a capacitação de agricultores familiares, que ocorrem ou no campo ou na Central da agricultura familiar e de educação nutricional.

Nos dias 17 e 18 de julho foi a vez do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) apresentar as ações de extensão que estão sendo desenvolvidas no ano de 2019. A programação do IV Encontro de Extensão (ENEX) do CCEN contou com a inauguração do espaço de extensão do Departamento de Sistemática e Ecologia, minicurso “Conhecendo as bases da extensão universitária” e apresentações dos projetos dos editais PROBEX e UFPB no seu município.

No ano de 2019 o CCEN aprovou 27 projetos nas áreas de ciências biológicas, estatística, geografia, química, matemática, física.
Para a coordenadora da COPAC, Marçonilia Arnaud, o ENEX possibilita a interação e integração entre as ações que estão sendo desenvolvidas em cada Centro. “Com o encontro conseguimos fazer a interrelação entre projetos com a mesma temática ou temática complementar ou até que necessitam da colaboração ou do auxílio de um outro projeto", explicou.

Nas tertúlias do Centro de Educação, inúmeros projetos apresentaram suas práticas desenvolvidas nos projetos de extensão da UFPB. Vilma de Assis é estudante do 6° período de pedagogia do campo e bolsista da ação "EDUCAÇÃO DO CAMPO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA". Na visão da aluna, a extensão enriquece os futuros professores não apenas no currículo, mas nos conhecimentos adquiridos. Além disso, ela ressaltou que os projetos fortaleceram a sua carreira, promovendo mais segurança ao lecionar e a incentivaram a continuar a estudar o curso, apesar das adversidades. "Começar é bom, mas terminar é melhor ainda", ressaltou Vilma.

O Centro de Ciências Agrárias da UFPB promoveu, no último dia 16, o II Encontro de Extensão do Centro. Durante todo o dia os projetos apresentaram, o andamento das ações do ano de 2019.
"A extensão é de extrema relevância porque os projetos atuam em diversos municípios e divulgam o que está sendo feito na Universidade", enfatizou Fabio Mielezrski, assessor de extensão do Centro, que possui, atualmente, cerca de 50 projetos aprovados nos editais Probex e UFPB no seu município.

O encontro de Extensão do CCSA está sendo realizado durante toda a semana, de 22 a 26 de julho, na sala Multimídia do Centro, das 14h às 18h. Ao todo, o CCSA aprovou 32 projetos de extensão, sendo 19 PROBEX e 13 UFPB No Seu Município. As apresentações acontecem distribuídas em cinco sessões temáticas: educação financeira, educação, objetivos do desenvolvimento sustentável, cultura, comunicação e empreendedorismo. De acordo com a assessora de extensão, Edmery Tavares, a proposta de divisão tem o intuito de agrupar os projetos para que as extensões com objetivos similares se conheçam e possam compartilhar as experiências, aprendizados e desafios da execução de suas ações. "Esperamos que isso possa contribuir para o fortalecimento e consolidação dos projetos por meio de possíveis parcerias que contribuem para a ampliação da atuação da extensão da UFPB a serviço das demandas da sociedade", explicou a assessora.