Você está aqui: Página Inicial > Contents > Jornal > 6 Edição > Notícias de Projetos > Deck Livre!

Deck Livre!

Música autoral paraibana no ar
publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 05/09/2018 09h02

Música autoral paraibana no foco da extensão

Contribuir para a criação musical da cidade de João Pessoa é um dos objetivos do projeto de extensão Deck Livre, que é uma criação do Departamento de Mídias Digitais (DEMID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenado pelos técnicos de áudio Lucas Brandão e Mosar Nogueira, o projeto tem na equipe de produtores de áudio, bolsistas e voluntários. O grupo realiza a produção, distribuição, e fomenta o consumo de músicas autorais dos artistas paraibanos desde 2015.

O Deck Livre foi inspirado em um programa da BBC, o “Live at Abbey Road”, que, uma vez por mês, traz um artista consagrado que grava os seus maiores sucessos no estúdio. “A gente queria maximizar o uso do estúdio do DEMID através de um projeto de extensão e a ideia dele foi se aproximando do conceito do programa da BBC”, diz Lucas Brandão.

O projeto atua em três vertentes. A primeira realiza Workshops para capacitar bolsistas e voluntários novatos, a exemplo da bolsista Elizabeth Ricardo, aluna do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. Para ela, o Deck Livre possibilita inúmeras experiências e aponta novos horizontes para a vida profissional. “Eu cheguei no curso focando muito na área da imagem e quando tive aula de áudio achei muito interessante, pois é uma área que não é muito visada e neste projeto eu tive oportunidade de trabalhá-la. Além disso, comecei a ter contato com bandas, vendo como elas trabalham, produzem músicas e muito mais”, diz Elizabeth.

A segunda vertente é a principal inclinação do Deck Livre: o lançamento de um processo seletivo anual, através de edital, voltado para artistas e bandas de João Pessoa. Os vencedores recebem o apoio do projeto para gravar e distribuir seu material, como foi o caso de Nathalia Bellar, que participou da primeira edição do projeto. Bellar fala da importância dele em sua carreira: “Eu nunca tinha lançado nada antes do Deck Livre, então ter a oportunidade de gravar em um estúdio de qualidade, apesar das limitações, com pessoas que tem força de vontade e profissionalismo para gravar nossa música é muito importante, porque passamos a ter material para entrar no mercado”.

A última vertente do projeto visa levar o conhecimento sobre produção e edição de áudio às escolas públicas de João Pessoa. O coordenador Lucas Brandão contou que essa atuação nas escolas proporciona mais uma experiência, a de docência, aos bolsistas e voluntários. A última escola beneficiada pelo Deck Livre foi a Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho, situada na cidade de João Pessoa.

Além das atividades citadas, o Deck Livre ainda tem uma parceria com o Paraíba Violões (PaVio), um projeto de professores e alunos do Departamento de Música da UFPB. O PaVio realiza uma vez por mês concertos na Usina Cultural da Energisa em João Pessoa, transmitidos ao vivo pela equipe do Deck Livre.

Os coordenadores do Deck Livre planejam dar continuidade ao projeto e até cogitam a possibilidade de ampliar a experiência. “Seria maravilhoso ter um profissional da área de vídeo em paralelo com a gente, pois de um lado ocorreria a gravação do áudio e do outro a gravação do vídeo”, conta Lucas Brandão.

O material e os editais produzidos pelo projeto estão disponíveis no site (http://decklivre.com.br/) e no aplicativo do Google Play. Lucas Brandão comentou que o projeto é uma maneira de a UFPB contribuir com a diversidade cultural e proporcionar produtos de qualidade aos artistas e bandas que não têm acesso a uma gravadora. Dessa maneira, o Deck Livre é uma iniciativa que colabora com os artistas de João Pessoa proporcionando-lhes visibilidade e produção musical.

Equipe do projeto - Foto: Divulgação - 09/2017

Equipamento de gravação - Foto: Divulgação - 09/2017

* Reportagem de Maria Clara Lima - Bolsista PRAC (2017)

registrado em: