Você está aqui: Página Inicial > Contents > Jornal > 4 Edição > Notícias de Projetos > Multvisualnet
conteúdo

Notícias

Multvisualnet

Registrar, divulgar e compartilhar
publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 05/09/2018 09h08

 

Registrar, divulgar e compartilhar 

 

O crescimento contínuo do uso das redes sociais tem provocado mudanças na produção de conteúdo para a internet. Observando os impactos dos produtos visuais de pequenos formatos nessas redes, Durval Leal, servidor técnico-administrativo da Coordenação de Extensão Cultural da UFPB (COEX/PRAC), criou o Projeto Multivisualnet Pequenos Formatos. A iniciativa consiste em capacitar os bolsistas do Edital UFPB no seu Município para produzir vídeos curtos sobre suas atividades nos projetos de extensão universitária, através do uso dos smartphones, e posterior compartilhamento nas redes sociais. 

O curso tem como público alvo os alunos bolsistas dos projetos de extensão ligados ao Edital UFPB no seu Município 2017. As atividades serão divididas em sete oficinas, que contarão com auxílio do coordenador do projeto e monitores do Departamento de Mídias Digitais da UFPB (DEMID). Cada projeto do edital poderá indicar um bolsista para participar das oficinas. No total, serão oferecidas 50 vagas, que contabilizarão 32 horas de aulas.  

O coordenador informa que as oficinas têm como objetivo capacitar os bolsistas utilizando uma ferramenta bem própria do momento atual: “O smartphone hoje é uma ferramenta de produzir conceitos, e que, além disso, nos faz ser percebido e de perceber os outros. Queremos que os bolsistas comecem a utilizar o smartphone na produção de conteúdo para melhorar a qualidade do que é produzido na rede em pequenos formatos e expandir o alcance dos resultados dos projetos”.

Durval Leal é formado em Comunicação Social e também por isso tem interesse nas possibilidades da internet. Ele conta que o Multivisualnet não é só um projeto de extensão, mas também uma pesquisa que aborda os conteúdos das redes sociais: “Venho estudando há algum tempo os impactos das redes sociais na produção de narrativas, e como pesquisador, sinto a necessidade de começarmos a pensar como será a construção de produtos audiovisuais após o impacto das redes sociais, que traz uma nova linguagem e tipos de conteúdo”. 

Além de capacitar os bolsistas, o projeto surge também para solucionar a dificuldade da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) em registrar as ações dos projetos de extensão. “Além de melhorar a produção de conteúdo, o projeto pretende também fazer com que a comunidade acadêmica possa ficar mais bem informada sobre os desdobramentos da extensão universitária, ainda pouco conhecida”, revelou Durval. 

As oficinas serão ministradas pelo coordenador do curso, com auxílio de dois alunos do DEMID (Departamento de Mídias Digitais da UFPB). Bruno Sanches, aluno do 4º período de Mídias Digitais e um dos bolsistas do Multivisualnet, espera colocar na prática o que vem estudando no curso: “Minha expectativa é de que essa experiência abra novos horizontes profissionais/pessoais para mim”.

O acompanhamento e a avaliação dos alunos bolsistas serão realizados pelos coordenadores dos projetos a partir dos seus desempenhos na produção de registros audiovisuais. O conjunto da produção dos conteúdos realizados pelo aluno o habilitará ao recebimento do certificado de participação no curso.

A produção de conteúdo durante o curso será divulgada no canal do projeto no Youtube @Multivisualnet, onde cada projeto possuirá sua playlist; e na página do projeto no Facebook, para que os bolsistas possam compartilhar suas produções em suas redes sociais.

O coordenador do curso, Durval Leal, almeja que no fim das aulas possa ser feita uma autoavaliação dos participantes sobre cada produção de conteúdos nas redes sociais desenvolvida no projeto. “Esperamos que o projeto atinja o objetivo de dimensionar a mudança da qualidade de construção da narrativa de cada participante das oficinas, influenciando na forma como esses jovens enxergam o poder das redes sociais”.


* Reportagem de Joanderson Almeida - Bolsista PRAC (2017)

registrado em: