Você está aqui: Página Inicial > Contents > Áreas Temáticas > Educação > 7° Feira de Contabilidade
conteúdo

Notícias

7° Feira de Contabilidade

Evento de extensão aberto à comunidade é tradição no CCAE em Mamanguape.

publicado: 17/10/2019 18h22, última modificação: 14/04/2020 19h06

O CCAE-Centro de Ciencias Aplicadas e Educaçao realizou a sétima edição da "Feira de Contabilidade", evento de extensão do curso de Ciências Contábeis, que funciona no Campus IV da UFPB, na cidade de Mamanguape. A feira acontece duas vezes ao ano, uma vez a cada semestre. No primeiro semestre a feira ocorre em comemoração alusiva ao dia do contabilista, comemorado no mês de abril. No segundo semestre, ocorre em comemoração alusiva ao dia do contador, que é comemorado no mês de setembro. 

O evento é organizado pelos alunos do primeiro período do curso de Ciências Contábeis, mas integra todas as turmas do curso. As barracas montadas durante a noite são a parte mais lúdica da Feira de Contabilidade e também o ponto de culminância. O Professor Dimitri Morant, coordenador da Feira de Contabilidade e então coordenador do curso de contabilidade do CCAE, explica que o evento tem uma função pedagógica, que é trazer a experiência de aplicar os conceitos da contabilidade para a prática comercial enfrentada no dia a dia. "Todas as barracas que compõem a feira são integradas por estudantes do primeiro período.

WhatsApp Image 2019-09-20 at 08.07.28.jpegA execução, montagem, contabilização e apuração do resultado de cada barraquinha que está comercializando as comidas é controlada e faz parte de um trabalho que é cobrado em sala de aula." contou o professor. 

Dimitri explica que os alunos contam com a cooperação e das turmas dos demais períodos do curso: "nós temos os alunos mais antigos, dos outros períodos que estão cursando disciplinas de contabilidade, de auditoria e eles também têm trabalhos relacionados a essa feira, então cabe a eles a apurar de resultados, ajudar na avaliação do desempenho e auditar as contas das barracas que são geridas pelo primeiro período."

Toda a comunidade pode participar do projeto e também ter certificado de participação nas atividades. A programação da feira é aberta ao público e, além da feira que acontece no período noturno, tem palestras durante o dia, ministradas pelos grupos de pesquisa e extensão. 

Foto: Dimitri Morant

Para os alunos iniciantes no curso fica o aprendizado e a experiência em poder lidar logo no início do curso com atividades que envolvem não só a teoria, mas também a parte prática e a interação com as outras turmas. É o que conta o estudante Victor, organizador de uma das barracas. "Foi uma experiência primária única! Do aprendizado em sala, tivemos que colocar em prática. É muito puxado mas dá um ar de satisfação."

Quem compartilha do mesmo sentimento é Felipe, também do primeiro período do curso. Ele é formado em Administração e realça a importância de atividades que envolvam o contato com o público: "o mais difícil é lidar com pessoas. A gente trabalha com números, com exatidão, se torna fácil. Trabalhar com cabeças é outra coisa e essa feira nos mostrou isso."

Além das barracas organizadas pelas equipes, o evento também conta com um espaço de divulgação para os projetos de extensão desenvolvidos no campus. A feira é animada por muita música e é um evento totalmente gratuito. Em 2019, a culminância do projeto, que é a realização da feira,  aconteceu no dia 18 de julho. 

Imagens: (Evento: Everaldo Patrício/ Auditório: Dimitri Morant)

Reportagem de Allan Mitchell - Bolsista PRAC (2019)