Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Quatro projetos de extensão do CCTA são premiadas no Elo Cidadão 2022

Quatro projetos de extensão do CCTA são premiadas no Elo Cidadão 2022

publicado: 14/03/2023 18h09, última modificação: 15/03/2023 15h36

Na manhã de hoje (14), a Pró-Reitoria de Extensão realizou a solenidade de entrega dos Prêmios Elo Cidadão 2022 no Campus I - João Pessoa. O resultado foi publicado no final do ano passado, mas a premiação foi programada para o início do atual período letivo. No CCTA, quatro ações foram premiadas: três na área temática cultura e um na área temática tecnologia e produção.

Ações Premiadas no CCTA

Entenda um pouco das ideias e formatos de cada uma das ações do CCTA selecionadas na premiação em 2022:

Práticas Psicossomáticas, musicais e linguísticas da diversidade cultural (coordenador: Paulo Marcelino Cardoso)
Área temática: Cultura

Mais uma vez no Prêmio Elo Cidadão (vencedor em 2015 e 2019), o projeto visa, através das artes temporais e técnicas psicossomáticas, promover o desenvolvimento da cidadania e melhoria da qualidade de vida, pelo viés da pluralidade cultural e diversidade humana, capacitando alunos a apropriar e repassar os saberes adquiridos – da cultura extremo oriental e latino-americana – para que o público-alvo possa ampliar seus conhecimentos e desenvolver a sensibilidade, percepção e recepção diante da alteridade e absorver elementos aplicáveis no bem-estar da saúde físico, mental e emocional e, consequentemente, do seu entorno humano, espacial e do seu cotidiano.

Musicalização para pessoas da terceira idade através da flauta doce 2022 (coordenadora: Luceni Caetano)
Área temática: Cultura

Buscando alcançar a comunidade da terceira idade e realizar um atendimento especial para esse público, o projeto forma turmas coletivas de musicalização através da flauta doce, onde são oferecidas aulas do instrumento e de teoria musical, ao mesmo tempo, através de um método que proporciona uma aprendizagem leve, alegre e prazerosa. A ação que continuou durante a pandemia, período delicado para a população idosa, conseguiu tornar os momentos de isolamento menos solitários para pessoas de todo o país. O projeto integra o rol de ações do Programa de Extensão em Música do Departamento de Música (DEMUS), que anualmente oferecem centenas de vagas para o ensino musical.

Bureau Criativo da Paraíba (coordenadora Zulmira Nóbrega)
Área temática: Cultura

O Bureau Criativo, já em seu quinto ano consecutivo, mantém e incrementa sua missão de funcionar enquanto uma incubadora cooperativa solidária com a função de prestar serviços de comunicação cultural para o fomento das artes e culturas locais, de forma gratuita e solidária. A ação, que leva a marca do Paraíba Criativa (projeto parceiro), é dividido em dois departamentos: Assessoria de Comunicação, e Assessoria de Produção Cultural, ambos voltados integralmente à missão principal da ação. Com isso o projeto atualmente apresenta um sumário arrojado dos novos expoentes culturais paraibanos no mundo da economia criativa.

Guia de Praias da Paraíba - aplicativo digital (coordenadora Sandra Regina Moura)
Área temática: Tecnologia e Produção

Pensando o turismo local no mundo das tecnologias da informação e comunicação, a ação buscou desenvolver e inserir na internet um aplicativo cujo conteúdo é um Guia das Praias da Paraíba em formato digital, de modo a atender às necessidades dos usuários por um guia informativo específico e atraente. O app visa fornecer informações das praias da Paraíba, que se localizam nos municípios litorâneos do Estado, em sentido norte-sul: Mataraca, Baia da Traição, Marcação, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo, João Pessoa, Conde e Pitimbu, referências sobre seus cenários paisagísticos e configurações ambientais geomorfológicas detalhadas, presença antrópica, formas de acesso e localização geográfica, além de outros pormenores.

Prêmio Elo Cidadão

Ao todo serão entregues 40 prêmios para ações de extensão distribuídas nos quatro campi da UFPB. Na tarde de ontem (13), o Campus Mamanguape e Rio Tinto deu início à premiação que teve continuidade hoje em João Pessoa. Amanhã os prêmios restantes serão entregues nos Campi Bananeiras e Areias.

Segundo a Vice-Reitora, Liana Filgueira, o prêmio é ofertado aos projetos de extensão que se mostraram de maior relevância nas oito áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde e Trabalho). De acordo com a PROEX, o Elo Cidadão possui um caráter encorajador, pois incentiva os extensionistas a realização de ações vinculadas à extensão que contribuam para o desenvolvimento social e humanitário.

A cada uma das oito áreas temáticas são atribuídas cinco ações ganhadoras dentre todas as ações que foram inscritas nessa modalidade. A seleção foi realizada mediante a avaliação das melhores pontuações no Encontro de Extensão (ENEX - 2022), realizado em outubro do ano passado. Apenas os projetos que submeteram o resumo e realizaram apresentação na modalidade Tertúlia no XXIII ENEX puderam concorrer à premiação.

Conforme a PROEX, estavam aptas a concorrer ao Prêmio Elo Cidadão as ações de extensão da modalidade projeto submetidas aos editais  FLUEX, UFPB  no  seu  Município, Rede  Andifes  Idiomas  sem Fronteiras, Apoio à criação e ao desenvolvimento de Empresas Juniores da UFPB, Projeto Cursinho  Pré-universitário,  Pré-ENEM  da  UFPB - ação  continuada campus III, Cursinho Pré-ENEM  do CCA  e Projetos  das Assessorias de Extensão, com vigência no ano de 2022.

Confira as demais ações premiadas:

Resultado dos ganhadores do Prêmio Elo Cidadão 2022

Matéria: Esdras Alves