Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos acontece no Campus IV da UFPB até dia 23
conteúdo

Notícias

IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos acontece no Campus IV da UFPB até dia 23

publicado: 15/09/2022 17h56, última modificação: 19/09/2022 10h34

Teve início na sexta-feira, dia 9, a IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos, realizada no Campus IV da UFPB/CCAE, no município de Rio Tinto, junto ao Laboratório de Antropologia Visual do curso de Bacharelado em Antropologia.

No site https://mostraarandu.org/  podem ser acessados livremente os 44 filmes selecionados num trabalho de curadoria que reuniu, além de estudantes e pesquisadores dos cursos de Ciências Sociais e Antropologia da UFPB (graduação e pós), toda uma rede de pesquisa nacional em Antropologia Visual.

Essa curadoria compartilhada em rede nacional, adotada já na edição anterior em 2020, é fruto das parcerias estabelecidas entre pesquisadores do grupo AVAEDOC e o Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia.

Para o prof. João Mendonça, um dos curadores e organizadores do evento, “a mostra, que tem um caráter mais didático do que competitivo, permite realizar um recorte significativo da produção audiovisual associada às pesquisas antropológicas feitas na Paraíba, em todo o Brasil e mesmo em outros países, levando ao público mais amplo uma visão crítica e diferenciada das nossas sociedades contemporâneas, em toda sua riqueza e diversidade”.

Nesta edição do evento ocorre também a Mostra Visualidades Etnográficas, além de oficinas e dos ciclos de debates e conferências, com atividades online e presenciais. A Mostra é realizada pelo AVAEDOC como um projeto de extensão, contou com auxílio da ADUFPB para trazer os conferencistas convidados: profs. Lisabete Coradini (UFRN), que esteve em Rio Tinto no último dia 12/09, e Renato Athias (UFPE), que estará no Campus IV no próximo dia 23/09, a partir das 19h.

Para ter acesso (gratuito) aos filmes e narrativas visuais, programação completa e outras informações, basta acessar o site http://www.mostraarandu.org.