Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Extensão renova parceria com Cambridge Assessment English

Programa de Extensão renova parceria com Cambridge Assessment English

Reunião contou com a presença de representantes das redes federal, estadual, municipal e privada de ensino
publicado: 15/03/2019 17h42, última modificação: 15/03/2019 17h59

foto_cambridge.png

O programa de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) renovou, nesta quarta-feira (14), a parceria com o departamento da Universidade de Cambridge na Inglaterra, Cambridge Assessment English, responsável pelos exames de língua e ações de formação docente e internacionalização.

Participaram da reunião os representantes de Cambridge, Alberto Costa, Senior Assessment Manager, e Roberta Lima, Business Development Manager, além de representantes das Secretarias de Educação Municipal e Estadual, professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Instituto Federal da Paraíba (Campus Picuí), da Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB) e da rede privada de ensino.

Segundo a coordenadora geral do EFOPLI, professora Mariana Pérez (DLEM), a parceria agora se amplia, fortalecendo, ainda mais, o processo de internacionalização das ações do EFOPLI e da UFPB. “Além disso, a reunião que fizemos envolveu parceiros locais importantes que vão potencializar as ações dentro do nosso Estado, alcançando mais alunos, professores e a internacionalização das instituições”, diz a professora.

O encontro teve como objetivo a apresentação de oportunidades relacionadas ao ensino de inglês, formação docente e internacionalização das universidades, com a apresentação de casos de sucesso de trabalhos já realizados pela Cambridge Assessment English no Brasil e no mundo. Outro objetivo do evento foi o fortalecimento de parcerias locais e a criação de novos canais de diálogo entre a Cambridge Assessement English e as diferentes redes de ensino da Paraíba através do Programa EFOPLI.

Para Ana Angélica Lucena, professora do IFPB (Campus Picuí), oportunidades e parcerias como essas têm muito a acrescentar para todos os envolvidos. Segundo a professora, elas oferecem "novas possibilidades para nossas instituições, renovam a motivação de todos, gestores, professores e refletem no alvo maior, o nosso aluno”.

A oportunidade de reafirmar parcerias e conhecer outras instituições e seus trabalhos foi um dos pontos destacados por Mariana Fontenele, diretora do Centro de Língua Estrangeiras (CELEST) do Município de João Pessoa. Para a diretora do CELEST, a parceria com o EFOPLI é enriquecedora e traz benefícios para estudantes e professores.

Patrícia Ferreira, diretora do Centro de Línguas Estadual e coordenadora pedagógica do Programa Gira Mundo, enfatizou que Cambridge Assessment English tem muito a contribuir para a melhora e o crescimento do ensino de inglês no estado da Paraíba. "Acredito que tudo que foi visto hoje vai realmente acender uma chama que poderemos expandir e trazer muitos benefícios para os nossos alunos", diz Patrícia.

Alberto Costa agradeceu imensamente a oportunidade de poder conversar com representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, do IFPB, UEPB e da própria UFPB sobre formação continuada e como Cambridge Assessment English pode contribuir com vários setores da educação. Ouvir as iniciativas implementadas e trocar experiências sobre como outros municípios, estados e países vêm se mobilizando para aprimorar o ensino e aprendizagem do inglês tornou o encontro rico e memorável.

As atividades de 2019 do EFOPLI terão início neste sábado (16), no auditório 412 do CCHLA da Universidade Federal da Paraíba, a partir das 8h30, com participação de palestrante da Cambridge Assessment English e outros parceiros internacionais.