Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro marca abertura das atividades do programa de extensão EFOPLI

Encontro marca abertura das atividades do programa de extensão EFOPLI

Encontro reuniu professores de inglês de escolas públicas e privadas da Paraíba, além de estudantes de Letras, e contou com duas palestras de parceiros internacionais do EFOPLI
publicado: 28/03/2019 12h04, última modificação: 28/03/2019 12h04

DSC_0256.JPG

O Programa de Extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) deu início às suas atividades de 2019 com um evento que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB).

O encontro reuniu professores de inglês de diversas escolas públicas e privadas da Paraíba, além de estudantes de Letras, e contou com duas palestras de parceiros internacionais do EFOPLI.

A primeira parceria, do RELO Brazil/US Embassy/ Consulado Recife, é responsável pela vinda da Fellow, Chloe Bellows, que participará dos encontros semanais a serem ofertados aos professores em 2019. Em sua fala, Chloe abordou sua trajetória acadêmica e profissional, apresentou tópicos a serem tratados ao longo do ano e discutiu com os professores questões relacionadas a ser professor e atuar na área da Educação.

Professora da Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, Maria das Vitórias comentou sobre a presença da fellow Chloe Bellows e da importância desse espaço para os professores de inglês: "Ter a Chloe conosco irá colaborar bastante tanto para a nossa prática da língua inglesa como também na nossa prática em sala de aula. O EFOPLI é um projeto para fazer crescer os profissionais  de Lingua Inglesa. Tenho orgulho de poder participar desse projeto de extensão"

A palestra '21st Century Skills for Language Teachers' foi ministrada por Alberto Costa, Senior Assessment Manager da Cambridge Assessment English, também parceira do EFOPLI.

Giselda Diniz, Subgerente de Formação e Desenvolvimento da SEECT Estadual, parabenizou o programa EFOPLI-UFPB por oportunizar esses espaços para a reflexão da prática docente para os professores de todas as redes. Também pontuou a importância do tema abordado por Alberto Costa em sua palestra, "as dicas e estratégias por ele trazidas muito contribuirão para a autoestima e desenvoltura dos professores no dia a dia de sala de aula", diz Giselda.

Sobre um dos tópicos presentes durante a palestra,  a tecnologia no cotidiano dos estudantes, a professora Eny Rocha, da escola municipal bilíngue de João Pessoa, Dom José Maria Pires, ressaltou a importância dos "professores criarem atividades que possibilitem aos alunos uma aproximação com a tecnologia a favor da educação deles".

Segundo Edmilson Fernandes, graduando em Letras-Inglês pela UFPB, o evento o "ajudou a conhecer mais sobre as 21st Century Skills e também apresentou novas ferramentas que poderei acrescentar ao meu ensino e sala de aula que ajudarão na aprendizagem dos meus estudantes".

Os encontros semanais do EFOPLI já terão início nesta sexta-feira (22). Ainda é possível realizar inscrição para os encontros no link: bit.ly/efopli2019.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB