Você está aqui: Página Inicial > Contents > Títulos > Educação > Reflexões Pedagógicas na Educação Infantil: Um Olhar Semiótico ao Ambiente Educacional
conteúdo

Notícias

Reflexões Pedagógicas na Educação Infantil: Um Olhar Semiótico ao Ambiente Educacional

publicado: 19/08/2024 18h14, última modificação: 19/08/2024 18h15

Download aqui

Autor/ Organizadora: Aureliana da Silva Tavares

Mês e ano de publicação: junho/2023

Área: Educação

Palavras-chave: Métodos de Ensino. Educação Inclusiva. Ensino e Aprendizagem.

Sinopse:

O livro aborda temáticas relevantes ao processo do desenvolvimento da criança e sua relação com o meio ambiente. Teóricos clássicos que fundamentaram suas pesquisas em análises contextualizadas com a realidade da criança em contato com seu mundo imediato foram contemplados ao longo do discurso: Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Vygotsky além da pertinência do diálogo no processo de adaptação da criança na educação infantil: acolhimento, desenvolvimento e interação.

O leitor irá se debruçar em uma rica leitura que buscou pontuar fervorosamente a primazia da relação humana que tem como base o afeto compartilhado e suas contribuições para a construção do desenvolvimento cognitivo através da interação socioemocional e seus estágios de desenvolvimento.

O respeito e estimulo a cada fase do desenvolvimento da criança é algo que adentramos desde a filogênese, ontogênese, sociogênese, microgênese apresentada através das pesquisas de Lev Vygotsky como também através de pressupostos de Jean Piaget abordando como o desenvolvimento moral contribui para a formação do ser humano.

Em face do cenário atual este livro é composto por artigos que vislumbra no desenvolvimento da criança em relação ao espaço sensório motor dando ênfase às categorias: brincar, cuidar, educar visando à construção da independência, autonomia, interação intelectual com foco na compreensão da contribuição do pedagogo na Educação Infantil.

 ISBN: 978-65-5621-452-8