conteúdo

Apresentação

por EBAP publicado 20/06/2017 12h20, última modificação 09/11/2017 08h35
Anais do Encontro Brasileiro de Administração Pública. ISSN 2594-5688.

Os Encontros Brasileiros de Administração Pública, realizados pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), são reconhecidos como um importante momento de interação e coordenação entre acadêmicos e profissionais dedicados à pesquisa, o ensino e a gestão da Administração Pública brasileira.

O IV Encontro Brasileiro de Administração Pública, orientado pelo tema “A Construção da Administração Pública do Século XXI”, reconhece a necessidade de transformação da gestão no setor público brasileiro. O modelo tradicional que predominou ao longo do século XX vem sendo substituído, desde a redemocratização, por formas mais transparentes, participativas e orientadas ao cidadão. Esta não é uma simples reforma ou mudança de estilo, mas uma transformação radical no papel do Estado em sua relação com a sociedade. A Administração Pública vem sendo provocada a realizar mudanças em prol da eficiência e da desburocratização, buscando, dentre outros aspectos, humanizar e melhorar o acesso da sociedade aos serviços públicos. Este momento exige o desenvolvimento de novos modelos de gestão, profissionalizados, baseados na eficiência técnica e na adoção de um planejamento estratégico que possa expandir a capacidade institucional do Estado - possibilitar as condições financeiras, técnicas e gerenciais para formular e implementar com excelência as políticas públicas do Estado, sejam elas executadas diretamente pelas organizações públicas ou indiretamente, pelas organizações da sociedade civil ou empresarial, por meio de parcerias ou de novos instrumentos de regulação.

O momento exige inovação, reflexão e troca de experiências para desenvolver e implementar esse novo paradigma de gestão. Nesse sentido, o IV Encontro Brasileiro de Administração Pública representa uma iniciativa oportuna e qualificada de interação acadêmica e profissional em favor desta nova e necessária Administração Pública.