Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Seminário sobre Estrangeirização de Terras e Segurança Alimentar, 15 a 17 de agosto.

publicado: 15/07/2018 08h30, última modificação: 15/07/2018 08h30
O Instituto de Estudos da Ásia/UFPE em parceria com a Pós-Graduação em Direito/UFPE e o FOMERI/UFPB convida todos e todas para o I Seminário sobre Estrangeirização de Terras e Segurança Alimentar e Nutricional: Brasil e China em Perspectiva. O evento ocorrerá de 15 a 17 de agosto, na UFPE.
Confira a programação:

DIA 15 DE AGOSTO – Quarta-feira

08h45 às 9h00 – Cerimônia de Abertura
Reitor Anísio Brasileiro
Prof. Dr. Marcos Costa Lima – Coordenador do Instituto de Estudos da Ásia.
Profa. Dra. Juliana Teixeira – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFPE

9h-11h – Conferências de Abertura
“Agricultura e Segurança Alimentar na China” – Prof. Dr. Walter Belik (Professor Titular do Instituto de Economia/UNICAMP) –
“Governança Global da Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional em disputa: Captura Corporativa?” - Prof. Dr. Flávio Valente (Ex-Secretário Geral da FIAN/Internacional)
Debatedor: Prof. Dr. Marcos Costa Lima - Coordenador do Instituto de Estudos da Ásia.

11h15- 12h45 – Mesa 1: Estrangeirização de Terras no século XXI: Brasil, Estados Unidos e China na Dinâmica Global
Prof. Dr. Thiago Lima (UFPB)
Prof. Dr. Alexandre Leite (UEPB)
Dr. Fábio Pitta (Pós-Doutorando no Departamente de Geografia/USP)
Debatedor: Eduardo Oliveira (Doutorando no PPGCP/UFPE)

15h-18h – Minicurso "Sistema Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional: Instituições e Dinâmicas" com o professor Walter Belik (UNICAMP)

DIA 16 DE AGOSTO – Quinta-feira

9h -10h30 - Mesa 2: Aspectos jurídicos relacionados ao meio rural, segurança alimentar e estrangeirização de terras
Dr. Marco Aurélio Farias da Silva - Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania do Ministério Público de Pernambuco.
Prof. Manoel Moraes (Cátedra Dom Helder Câmara/UNICAP)
Me. Tiago Cavalcanti (Doutorando no PPGD/UFPE e Procurador do Trabalho/MPT)

10h45 – 12h – Apresentação das iniciativas e parcerias locais sobre segurança alimentar e nutricional: Convênio Land Matrix; Parceria da UFPE com Ministério Público de Pernambuco; REAGRI (UFPB).
Prof. Dr. Marcos Costa Lima (UFPE) – Coordenador do Instituto de Estudos da Ásia
Prof. Dr. Thiago Lima (UFPB)
Me. Eduardo Oliveira (Doutorando no PPGCP/UFPE)
João Cumarú (IEASIA)