Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > "Lançamento do livro: A Política Externa Brasileira nos BRICS: entre a autonomia política e a dependência econômica, por Dmitri Félix do Nascimento"

Local e data: Auditório 211 do CCSA, 03/12/2019, 19h

publicado: 22/11/2019 14h10, última modificação: 22/11/2019 18h40
     A Política Externa Brasileira(PEB) adotada nos anos 2003-2014 apresentou desafios de análise pertinentes pelo fato que a alternância de poder que ocorreu com os governos Luís Inácio Lula da Silva I e II(2003-2010) e Dilma Rousseff (2010-2014) significou uma mudança na Política Externa redirecionando as prioridades das relações com países do eixo Sul-Sul, diferentemente da política de alinhamento automático de anos anteriores como na década de 1990. Esta mudança que ocorreu pela busca da construção de outra hegemonia, fez com que o Brasil participasse ativamente na formação dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) como um dos objetivos estratégicos no balanceamento das forças políticas internacionais.
     A atuação do Brasil nos BRICS, segundo nossa perspectiva, tem como base de análise tais pontos: (a) O fortalecimento de um campo político na busca por mudanças nas instituições criadas após as Conferências de Brenton Woods, como o Banco Mundial (BM), Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), agindo em parceria com outros países em desenvolvimento; (b) Interação e diversificação no campo econômico com o aumento dos fluxos comerciais para os países do eixo Sul-Sul; (c) Pautas de convergências/divergências dos países BRICS na ONU. Entre as relações que o Brasil criou no âmbito dos BRICS, as relações Sino-Brasileiras merecem destaque de análise.
     O aprofundamento das relações Brasil-China passou a ser prioridade nos fluxos comerciais e na atração de projetos e investimentos no país. A decisão política de maior cooperação com a China trouxe também consequências para a economia brasileira. A balança comercial pautada nas exportações de produtos de baixo valor agregado(commodities) e as importações de bens manufaturados colocou o Brasil numa posição de desvantagem comercial que afetou sua indústria e seu entorno geográfico na América Latina. Dessa maneira, evidenciamos uma nova forma de construção de um modelo de dependência. A dualidade entre a autonomia política e dependência econômica se destaca como o principal objetivo de nossa análise.
Local e data: Auditório 211 do CCSA, 03/12/2019, 19h
Dmitri Félix do Nascimento é Pesquisador do Instituto de Estudos da Ásia/UFPE e Doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais(ICS) da Universidade de Lisboa.