Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Problemas no Ensino Remoto são apresentados em Congresso nacional

Problemas no Ensino Remoto são apresentados em Congresso nacional

Professores do DMORF-UFPB relataram que estudantes referiram uma percepção de aprendizagem comprometida devido ao Ensino Remoto durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
publicado: 05/08/2020 15h15, última modificação: 05/08/2020 17h40

As atividades presenciais em Instituições de Ensino Superior (IES) foram interrompidas em todo o mundo por conta da pandemia do COVID-19 e novas estratégias remotas de aprendizado on-line foram requeridas. Nesse contexto, parece haver uma possível interferência no processo de ensino e aprendizagem de estudantes de graduação da área de saúde, uma vez que esses cursos possuem muitas disciplinas que necessitam de aulas práticas, como é o caso da Anatomia Humana. Para investigar essa hipótese, os professores Ivson Bezerra e Jákina Guimarães, junto com colaboradores de outra IES, analisaram a percepção de aprendizagem de estudantes de Fisioterapia de instituições de ensino superior (IES) pública (Universidade Federal da Paraíba - UFPB) e privada (Centro Universitário Estácio do Recife) que cursaram em 2020.1 a disciplina de anatomia do aparelho locomotor, com estratégias aplicadas através do Ensino Remoto.

Os estudantes preencheram questionário padronizado e as respostas foram analisadas e comparadas entre eles.

Os resultados obtidos apontam que a maioria dos estudantes relatam que a ausência de aulas práticas comprometeu a aprendizagem (92,9% IES pública x 64,3% privada). Na IES pública foi identificado cerca de 50% mais alunos que estudaram menos para a prova virtual quando comparado aos da IES privada (64,3% x 42,9%). Quando questionados sobre a consulta de material durante a prova, apenas 28,6% assumiram não ter consultado nenhum material didático.

Nota-se, portanto, que a maioria dos estudantes (independente de IES pública ou privada) referiu uma percepção de aprendizagem comprometida em relação à disciplina de anatomia do aparelho locomotor devido ao ensino remoto. Foi observado, também, que a maioria consultou material didático durante a aplicação das avaliações. Mais alunos da IES pública relataram comprometimento da aprendizagem e menor dedicação ao estudo para a prova virtual quando comparados aos alunos da IES privada.

O trabalho intitulado "Comparação da percepção de aprendizagem da anatomia do aparelho locomotor entre estudantes de instituição de ensino superior pública e provada durante a pandemia do COVID-19: um estudo transversal" foi apresentado ao Congresso Brasileiro Online de Anatomia Humana - ANATOMICS, realizado de 24 a 26 de Julho, contando com mais de 1000 inscritos, 318 trabalhos enviados e com a contribuição de 4 professores do DMORF-UFPB em palestras: Dr. Eulâmpio Neto, Dr. Ivson Bezerra, Dr. André Oliveira e Dra. Luciana Lucena.