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Gêneros textuais e ensino: produção de material didático para a prática de leitura e de escrita no ensino de Língua Portuguesa

por Alexandre de Albuquerque publicado 19/09/2016 16h03, última modificação 19/09/2016 16h03

Coordenadora: Maria das Graças Carvalho Ribeiro

O presente projeto tem por objetivo refletir as práticas docentes desenvolvidas no ensino de Língua Portuguesa no nível fundamental, visando à produção de material didático para a prática da leitura e da escrita. Essa reflexão se fundamenta em teorias da enunciação e do discurso em que se alicerçam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino dessa disciplina. Nosso entendimento é o de que ensinar língua a partir dessas teorias significa tomar o texto em suas diferentes realizações, ou seja, eleger os gêneros textuais/discursivos como objeto desse ensino. Nessa perspectiva, busca-se libertar essas práticas de alguns reducionismos de natureza linguística, em que as palavras são vistas sob seu aspecto eminentemente discreto e combinatório sem se levar em conta seus entornos enunciativos. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa será desenvolvida em duas etapas. Esse primeiro momento está sendo dedicado a leituras do aporte teórico, discussões sobre esse referencial, e à análise dos manuais didáticos. O segundo será dedicado à seleção dos gêneros a serem estudados em cada série do nível fundamental II e à elaboração de material didático. A pesquisa teve início em 2009.2 e se estenderá até 2012.2. Conta com a participação de alunos do Curso de Letras selecionados e professores do ensino fundamental interessados em uma prática mais produtiva para o ensino de Língua Portuguesa.