Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza inscrições para auxílios estudantis nos quatro Campi

UFPB realiza inscrições para auxílios estudantis nos quatro Campi

publicado: 22/03/2017 07h49, última modificação: 22/03/2017 07h50

As inscrições para o processo de seleção para os auxílios Moradia, Alimentação, Transporte e Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorrem até esta quarta-feira (22). A Pró-Reitoria de Promoção e Assistência ao Estudante (PRAPE) por meio da Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (COAPE) divulgou o Edital nº 3 para os auxílios dos Campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape/Rio Tinto para o período 2016.2.

O benefício exclusivo é para os estudantes de graduação presencial, regularmente matriculados e de baixa renda, que visa oferecer condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, possibilitando a sua permanência na educação superior.

No caso do Auxílio-Moradia, além do estudante estar matriculado em curso regular e comprovar vulnerabilidade socioeconômica, ele precisa residir fora do domicilio de seus pais, tutores ou equivalentes. O auxílio será depositado em conta corrente informada pelo estudante no ato da inscrição, no seu perfil do SIGAA, no valor de R$ 330,00. Os alunos contemplados receberão cumulativamente Auxílio Alimentação no final de semana e feriados nacionais, no valor de R$ 240,00.

O Edital esclarece também que o estudante contemplado com o RU terá acesso ao restaurante para refeição conforme o seu horário de aula nas disciplinas matriculadas no período letivo em curso. O estudante beneficiado terá que realizar recadastramento semestral, conforme regras a serem definidas por um Edital específico.

Os alunos beneficiados com o Auxílio-Moradia terão que realizar recadastramento semestral, a serem definidas em Edital específico. É vedada a inscrição para Auxílio-Moradia aos estudantes do Campus I que possuem núcleo familiar residindo em Bayeux, Cabedelo, Conde. Lucena, João Pessoa ou Santa Rita e para os alunos do Campus III, que possuem núcleo familiar residindo em Solânea.

Com relação ao Auxílio-Alimentação, os estudantes das unidades de Mangabeira, Santa Rita e de Mamanguape receberão um valor de R$ 240,00 a ser depositado em conta corrente informada no SIGAA. O recebimento está condicionado à assinatura de Termo de Compromisso em data e local a serem definidos pela PRAPE/COAPE.

Entre as exigências para concorrer aos auxílios Moradia e Alimentação estão: estar regularmente matriculado e cursando disciplinas nos cursos de graduação presencial no período letivo em vigência; comprovar vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo; estar matriculado, em no mínimo, 50% dos créditos exigidos pelo curso no semestre letivo em vigência; estar cursando a primeira graduação; e não estar matriculado na pós-graduação.

Os candidatos passarão por duas etapas de seleção, sendo a primeira de homologações das inscrições e a segunda de análise da documentação. O processo de avaliação socioeconômica e de seleção é de responsabilidade da equipe de assistentes sociais da COAPE/PRAPE dos quatro Campi da UFPB.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), até esta quarta-feira (22). É vedada a inscrição fora de prazo, bem como inscrições que não sejam feitas no SIGAA.

Todas as informações e detalhes do processo podem ser conferidos no Edital nº 3 da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil no endereço eletrônico www.ufpb.br/prape ou pelo telefone (83) 3216-7686.

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo