Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão

Ação de Extensão
Título: APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ATRAVÉS DE ECOCINEMA
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 15
Área Principal: MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Multidisciplinar
Unidade Proponente: CCHLA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: João Pessoa - PB
Espaços de Realização: Universidade Federal da Paraíba
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX N° 01/2020 - FLUEX 2020)
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/5873

Resumo

O projeto de extensão “Aperfeiçoamento de professores para uma educação ambiental crítica através de ecocinema” traz uma proposta de intervenção extensionista pautada numa abordagem reflexiva e crítica de educação ambiental. O projeto está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pelas Nações Unidas, com a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e com à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Seu objetivo é promover o aperfeiçoamento de professores do ensino secundário da rede pública do município de João Pessoa – PB, através da exibição e discussão de documentários e filmes sobre temáticas educacionais e socioambientais. A proposta dedica 30 vagas para os professores da rede pública do município e 15 vagas para alunos de diversas licenciaturas da UFPB e professores da rede privada no município. Serão realizadas 10 sessões ao longo do projeto seguidas de debates. Os participantes com 75% da frequência e que tenham feito as resenhas após cada filme assistido receberão, ao final do projeto, certificados de 50 horas de aperfeiçoamento que serão entregues somente com a entrega de relatório final com avaliação do projeto. Como resultados espera que as atividades propostas estimulem o pensamento crítico e a autonomia dos educandos em relação à compreensão, às atitudes e ações de seu público em relação às crises ambiental e climática vivenciadas.

Público Alvo

Estudantes dos cursos de Licenciatura de qualquer área

Membros da Equipe

GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA