Universidade Federal da Paraíba
Brasão da UFPB

Visualização da Ação de Extensão

Ação de Extensão
Título: PAULO FREIRE NA ESCOLA: MÉTODOS ATIVOS, APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA CRÍTICA
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 50
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: CE - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO Unidades Envolvidas:
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / UFPB , CE - DIREÇÃO DE CENTRO / UFPB
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: João Pessoa - PB
Espaços de Realização: Canal do Youtube do Centro de Educação da UFPB e do PPGE
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (EDITAL PROEX Nº 04/2024 FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO - FLUEX 2024/2025)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: DIVULGAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas: 250
Url da Acão: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/11334

Resumo

O Curso de Extensão ?PAULO FREIRE NA ESCOLA: MÉTODOS ATIVOS, APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA CRÍTICA? segue os trilhos das principais ideias de Paulo Freire expressas nos seus múltiplos escritos e livros. Contempla, especialmente, as ideias sobre as possíveis práticas e teorias educativas na atualidade da escola básica, da EJA e da Universidade. Neste sentido, o Curso deve abarcar a formação de professores(as) praticantes do ensino-aprendizagem nas respectivas modalidades educativas. Para isso, os dez encontros/seminários online exporão e debaterão as possibilidades dos métodos ativos e da aprendizagem ao longo da vida, das pesquisas e da pedagogia crítica de Paulo Freire.

1.(11/4) Paulo Freire, 50 anos de prática e de teoria (1947-1997)

2.(18/4) Pedagogia dialógica da liberdade e da democracia

3.(25/4) Educação, consciência crítica e pedagogia do oprimido

4.(02/05) Círculos de cultura, comunicação e escola da vida

5.(09/05) Aprendizagem ao longo da vida, conhecimento e epistemologia

6.(16/05) Paulo Freire e a EJA: cotidiano, currículo e formação do(a) professor(a)

7.(23/05) Pedagogia da autonomia: ensinar exige...

(30/6) Feriado ? Exercício: Escrever (duas páginas) sobre os vínculos das ideias de Paulo Freire com a prática e/ou com a teoria educativa utilizadas pelos participantes do Curso.

8.(06/06) Métodos ativos e trabalho como princípios educativos

9.(13/06) Pedagogia da pergunta, do problema e da pesquisa

10.(20/06) Pedagogia da esperança e da história como possibilidade do novo

11.Trabalho final (4/5 páginas): Como as ideias de Paulo Freire subsidiam sua prática educativa escolar (ou outra), sua dissertação de mestrado ou sua tese de doutorado? (Entrega em 26/07/2024 nos contatos da Escola Freireana do CE/UFPB.

Público Alvo

Discentes de graduação e pós-graduação da UFPB, docentes e técnicos administrativos

Membros da Equipe

EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA