Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de Pesar pelo falecimento da professora Rita Baltazar de Lima
conteúdo

Notícias

Nota de Pesar pelo falecimento da professora Rita Baltazar de Lima

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento da professora Rita Baltazar de Lima, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Campus I.
publicado: 25/08/2016 10h05, última modificação: 07/10/2016 09h55

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento da professora Rita Baltazar de Lima, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), campus I.

A UFPB solidariza-se com a família e amigos da professora. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança!

A paraibana Rita Baltazar de Lima era bióloga, formada na primeira turma do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFPB, mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutora em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora titular do Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPB); professora decana do Curso de Engenharia Florestal/CSTR, do qual foi coordenadora no então campus VII da UFPB, atual campus II da UFCG, em Patos; e professora decana do Curso de Bacharelado em Ecologia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em Rio Tinto, no campus IV da UFPB. Ex-chefe do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente no CCAE, exercendo, por último, a chefia do Departamento de Sistemática e Ecologia no CCEN. Atuou na área de Florística e de Taxonomia de Angiospermas, com ênfase na família Rhamnaceae, da qual era a especialista no Brasil.

Homenagem

Rita Baltazar de Lima, pelos olhos da sua segunda mãe, professora Idaura, que a introduziu no mundo do ensino, era uma menina simples, nascida em Rio Tinto, Paraíba. Lá estudou os primeiros anos ensino fundamental e obteve seu primeiro trabalho como professora de ensino médio na disciplina Biologia, atuando na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Buriti.

Muito jovem, já se tornava, por sua dedicação, uma das estrelas da escola. Como professora, sempre se destacava por ser estudiosa, amorosa e cuidadosa com todos. Veio para João Pessoa, para a Escola Estadual Prefeito Osvaldo Pessoa e lá continuou a aprimorar-se como profissional e crescer como um espírito cheio de cuidado e amor pelas pessoas e pelo que fazia. Carismática, cultivou e cativou os corações por onde passou. Uma batalhadora incansável, lutou sempre para ser cada vez melhor. Seu único defeito? Trabalhar demais.

Rio Tinto perde uma filha muito ilustre, mas que deixa como legado a este chão natal: sua atuação pioneira na implantação do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba.

Por todas estas contribuições e seu legado de um caminho de nobreza, irá receber a homenagem na câmara de Vereadores da sua cidade tão querida. No mais, foi filha, mãe e irmã exemplar que deixa profundas saudades da sua essência de atuar sempre com primor de decência e buscar a excelência em tudo o que tocava.

Ajudar foi sempre sua palavra de ordem. Cresceu sem nunca diminuir o outro. Elevou quem pôde, como pôde, o que pôde, sem nunca se negar a apoiar os que a cercavam.

A menina de Rio Tinto, tornou-se cientista de renome, professora universitária referência na Universidade Federal da Paraíba, com 34 anos de serviço. A formadora deixa  profissionais gratos e tristes pela saudade da mestra que os guiou nos caminhos do saber com habilidade e carinho, tomando-os pela mão para os rumos da sua paixão pelos estudos.

Hoje, nos deixa órfãos, sem os seus cuidados na Chefia do Departamento, nas salas de aulas, em casa. Um grande vazio, uma grande perda, uma grande mulher. Só que que se lamentar tantas perdas em uma só. Adeus, Professora Rita Baltazar de Lima.


Ana Virgínia Chaves de Melo, Secretaria do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE/UFPB)

Fonte: Ascom - Reitoria