Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Enade 2022

publicado: 27/09/2022 09h19, última modificação: 09/12/2022 10h01

Estudantes de Jornalismo da UFPB realizam o Enade em 2022

Por Isabelly Barreto

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos Projetos Político-Pedagógicos de Curso. Cada curso é avaliado em ciclos de três anos e, em 2022, é a vez do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participar mais uma vez do exame.

Com o objetivo de sanar possíveis dúvidas sobre a execução da prova e esclarecer a importância do exercício do Enade para os alunos, a coordenadora do curso de Jornalismo da UFPB, Patrícia Monteiro, em conjunto com o professor Carlos Azevedo, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), realizaram uma reunião com os concluintes habilitados ao Enade 2022. O momento contribuiu para a preparação dos discentes que farão a prova em 27 de novembro.

É importante destacar que todos os estudantes que tenham 80% ou mais da carga horária integralizada, ou que irão se formar até julho de 2023, precisam fazer a prova do Enade. Os estudantes que não comparecerem ao exame, nem forem dispensados, não colarão grau. O local de prova deve ser consultado através no portal enade.inep.gov.br.

A prova é composta por 40 questões, sendo 10 de formação geral (2 discursivas e 8 objetivas) e 30 específicas de temas da área jornalística (3 discursivas e 27 objetivas). Todos os inscritos devem acessar o portal, ainda em setembro, para realizar o cadastro e responder ao Questionário do Estudante. O acesso é feito pelo login e senha do portal de serviços gov.br.

Em 2018, data da última avaliação do Enade, o curso de Jornalismo da UFPB obteve nota máxima (conceito 5), o que o destacou como um dos melhores cursos do segmento, segundo o MEC.

Mais informações sobre o Enade 2022 podem ser encontradas em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade