Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu do Site > Quadro Docente
conteúdo

Quadro Docente

por DEJOR publicado 05/12/2017 13h17, última modificação 30/10/2018 09h25
Chefe do Depto: Prof. Edônio Alves Nascimento - Vice-Chefe: Profª. Joana Belarmino de Sousa

DOCENTES EM ATIVIDADE NO CURSO:

 Carlos Azevedo Y.jpg  Professor Dr. CARLOS ALBERTO DE AZEVEDO FILHO

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3498580112368066

Professor e pesquisador das relações entre Jornalismo e Literatura no Brasil, em especial do escritor João Antônio. Tem dois livros sobre o escritor paulista: "João Antônio, repórter de Realidade" (Editora Ideia, 2002) e "Hibridismo e ruptura de gêneros em João Antônio" (Editora Universitária da UFPB, 2012). Tem um livro de crônicas publicado pela editora da UEPB, Selo Lattus, "A voz da infância e outras vozes".

Área de Atuação: Jornalismo e Cidadania; Jornalismo e Ciências da Linguagem; Jornalismo e Literatura; Jornalismo Literário; Revista no Brasil (rev. Realidade) nos anos 60; Teorias e Metodologias do Jornalismo.

   Dinarte Varella Y.jpg  Professor Dr. DINARTE VARELA BEZERRA

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785234Y3

Graduado em Comunicação Social/habilitação jornalismo (UFPB), pós-graduação em Letras (mestrado/UFPB) e Ciências Sociais (doutorado/UFRN).

Área de Atuação: Interesse em história do jornalismo, ética e sociabilidade e em análise dos discursos.

  Edônio Alves Y.jpg  Professor Dr. EDÔNIO ALVES NASCIMENTO

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233150E4

Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Possui Mestrado em Literatura Comparada também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Especialização em Comunicação Poética - Análise do discurso (UFPB - 1990). Especialização em Mídia, Esporte e Cultura: Jornalismo Esportivo (UERJ - 2009). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nas linguagens literária e jornalística.

Área de Atuação: Teorias e Práticas de Comunicação (ênfase em linguagens literária e jornalística); Jornalismo de Esportes e o Fenômeno Esportivo (futebol).

  Fabiana Siqueira Y.jpg  Professora Drª. FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA

LATTES: http://lattes.cnpq.br/3592350018242846

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, com doutorado sanduíche pela Universidade Complutense de Madrid. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase nas áreas de Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atualmente é docente adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Atuou por 8 anos como editora de texto na Rede Globo Nordeste. Foi também editora-chefe do Bom Dia Pernambuco, na mesma emissora. Além disso, trabalhou por dez anos na RBS TV, afiliada da Rede Globo, no Rio Grande do Sul, como repórter, editora, produtora e coordenadora de telejornalismo. Também foi professora do Centro Universitário Franciscano, a Unifra. Possui interesse em estudos que envolvam: telejornalismo, jornalismo de dados, rotinas produtivas e construção social da realidade.

Área de Atuação: Telejornalismo; Processos e Práticas Jornalísticas; Ética no Jornalismo; Construção Social da Realidade.

  Glória Rabay Y.jpg  Professora Drª GLÓRIA DE LOURES FREIRE RABAY

LATTES: http://lattes.cnpq.br/0479694352894279

Professora Associada I do Departamento de Jornalismo/UFPB. Professora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo PPJ/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH/UFPB. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM/UFPB  e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH/UFPB. Graduada em Comunicação Social / UFPB (1982), Mestrado em Sociologia pela UFPB (1992) e doutorado em Ciências Sociais/ UFRN (2008).

Área de Atuação: Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero; Mulher e participação política e processos eleitorais; Gênero, ensino superior e feminismo acadêmico; Jornalismo e Histórias de Vida; Narrativas biográficas, Ciências Humanas e Jornalismo; Direitos Humanos e Direitos das Mulheres.

 Joana Belarmino Y.jpg  Professora Drª.  JOANA BELARMINO DE SOUSA

LATTES: lattes.cnpq.br/4094182373650406

Joana Belarmino é graduada em Jornalismo pela UFPB 1981; Mestra em Ciências Sociais pela UFPB (1996; Doutorado em Comunicação e Semiótica Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Pesquisadora líder do Grupo de pesquisas em Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania/ Coordenadora do Laboratório de Jornalismo e Editoração; Editora de Ancora, Revista Latino-americana de Jornalismo; Áreas de interesse de pesquisa: Teorias do Jornalismo, jornalismo e Política, Jornalismo, Acessibilidade e cidadania, webjornalismo e acessibilidade; Redes sociais, ciberativismo e cidadania;

Área de Atuação: Webjornalismo e Acessibilidade; Redes Sociais e Pessoas com Deficiência; Jornalismo; Direitos Humanos e Cidadania; Teorias do Jornalismo; Análise de Conteúdo, Estudos em Semiótica e Jornalismo, Teorias da Comunicação, Análise de Cobertura de Narrativas Jornalísticas, Jornalismo e Literatura.

LAERTE 3.jpg   Professor Dr. LAERTE CERQUEIRA 

LATTES: http://lattes.cnpq.br/9914202333943079

Jornalista formado pela UFPB. Doutor em Comunicação pela UFPE, com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. Pesquisador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE. Mestre em Letras pela UFPB; especialista em Jornalismo Cultural pela FIP. Foi professor do curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau/JP e de especializações das disciplinas de Telejornalismo, Linguagem Jornalística, Mídias Digitais e Convergência, Assessoria de Imprensa. 

Tem experiência em produção, edição e reportagem para TV. Trabalhou durante quatro anos como repórter da TV Correio, afiliada da Record, em JP-PB. Entre 2014 e 2017 escreveu coluna diária de política no Jornal da Paraíba. Desde de 2008, trabalha na TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo, em JP, exercendo a função de repórter de rede e apresentador. Atualmente é editor, comentarista da TV Cabo Branco/Rádio CBN e professor substituto do curso de Jornalismo da UFPB.

Área De Atuação

Jornalismo; Linguagem Jornalística; Telejornalismo; Jornalismo Multiplataforma; Webjornalismo.

    Margarete Nepomuceno Y.jpg   Profª Drª. MARGARETE ALMEIDA NEPOMUCENO

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759345U9

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Professora Adjunto II do Departamento de Jornalismo (DEJOR)/ Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba. (2012). Coordenadora do GEM: Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia (DEJOR/UFPB). Interesse na área de estudos culturais e midiáticos nos processos identitários pós-modernos, com recortes em sexualidades, gênero, feminismos, corporalidades, direitos humanos e representações nas linguagens midiáticas, jornalísticas, na cultura pop e cibercultura. Novos movimentos sociais, midiativismos, ciberfeminismos. Análise de discurso e relações de poder na mídia e jornalismo.

Área de Atuação: Comunicação e Culturas Urbanas; Comunicação e Corporalidades; Comunicação e Cidadania (gênero, produções identitárias e sexualidade); Cibercultura; Jornalismo Especializado em Moda; Cinema Queer (gênero e diversidade sexual).

  Marluce Pereira Y.jpg  Professora Drª. MARLUCE PEREIRA DA SILVA

LATTES: http://lattes.cnpq.br/4463809499714404

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/ Araquarara. Atualmente é Professora Associado IV da Universidade Federal da Paraíba- Campus I,  junto ao Departamento  de  Jornalismo. Atua como colaboradora dos programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e cultura, constituição identitária étnico-racial, de sexualidade, de gênero e produção de subjetividades em práticas discursivas na mídia e em outros contextos institucionalizados.

Área de Atuação: Narrativas jornalísticas e minorias sociais. Jornalismo e estudos culturais. Jornalismo e linguagem. Práticas discursivas  e práticas sociais em textos jornalísticos.

PATRÍCIA MONTEIRO 2.jpg    Professora Drª. PATRÍCIA MONTEIRO

LATTES: http://lattes.cnpq.br/2507264454987009

Jornalista, Doutora em Comunicação pela UFPE e mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB. Atualmente é professora dos cursos de Jornalismo e Administração da UNINASSAU - João Pessoa (PB) e professora substituta no Departamento de Jornalismo (DEJOR) da UFPB. Com experiência em televisão há 15 anos, atuou como repórter e produtora em emissoras afiliadas da Rede Globo (TV Sergipe-Aracaju e TV Cabo Branco-João Pessoa) e como editora-chefe na TV Arapuan (afiliada da RedeTV!), onde implantou e coordenou o “Jornal da Arapuan”. Trabalhou na assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju/SE e coordenou, entre 2010 a 2015, o Departamento de Comunicação da Associação da Igreja Metodista no Nordeste.  É integrante do Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) da UFPB desde 2008.

 Área de Atuação: Produção em Áudio e Vídeo, Jornalismo Multimídia, Telejornalismo, Análise do Discurso das Mídias e Imaginário Midiático.

  Pedro Benevides Y.jpg  Professor Dr. PEDRO BENEVIDES

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795012Z3

Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Pós-doutor pela Unisinos.

Área de Atuação: Teorias da Comunicação e do Jornalismo; Comunicação, Arte e Cultura; Raça, Gênero e Mídia; Comunicação Popular; Midiatização

   Sandra Raquew Y.jpg  Professora Drª SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVEDO

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775650J6

Docente do Departamento de Jornalismo e da Pós Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Sociologia com experiência de pesquisa nos estudos de gênero e mídia; jornalismo e mídia-educação. Possui mestrado em Educação, com ênfase em Estudos Culturais e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Como jornalista possui ampla atuação em assessoria de imprensa em instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa e Projetos Especiais em Jornalismo onde desenvolve com estudantes de graduação e pós-graduação uma agenda de pesquisa e monitoramento de mídia por meio do Observatório do Jornalismo no Semiárido, realizando análises da agenda-setting sobre a Transposição do Rio São Francisco, a luta pelo acesso e direito à água e projetos de convivência com semiárido. Colabora ainda com as Revistas Ártemis(UFPB), Mídia e Cotidiano (UFF) e Anayde Beiriz.

Áreas de atuação: Jornalismo; Assessoria de Imprensa; Estudos de Gênero; Gênero e Mídia; Educomunicação. Comunicação Comunitária e Popular; Educação Popular e Movimentos Sociais. Ecofeminismo.

 Sandra Moura Y.jpg  Professora Drª. SANDRA REGINA MOURA

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734250H5

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Jornalismo, como docente e pesquisadora.  

Área de Atuação: Práticas investigativas em jornalismo, jornalismo e literatura, jornalismo e dispositivos móveis; fact-checking.

    Suelly Maux Y.jpg   Professora Drª. SUELLY MARIA MAUX DIAS

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771692E8

Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba (1988), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (1983), mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1997), doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Estudos de Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a tutoria da profa. Dra. Josimey Costa da Silva. Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal da Paraíba, lotada no CCTA, Curso de Jornalismo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo de comportamento, leitura, consumo, gênero, religiões e mídias e imprensa feminina. É filiada à Rede Folkcom, Alcar e SBPjor.

Área de Atuação: Imprensa Feminina; Jornalismo de Revista; Imprensa Sensacionalista; História de vida; Consumo; Comunicação e Cultura Popular.

  Suzane Barros Y.jpg   Professora Ma. SUZANE MARIA BARROS GOMES

LATTES: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=55CD5A39FA06DC830321E6789E35C8D9

Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), Mestrado em Marketing – Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutoranda em Sociedade e Cultura na Amazônia. Realizou diversos trabalhos de design, publicidade e propaganda para várias empresas no nordeste do Brasil. Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal da Paraíba.

Área de Atuação: Tem experiência nas áreas de Design, Marketing, Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design editorial, infodesign, design de superfície, alfabetismo visual e análise gráfica de artefatos.

 Zulmira Nóbrega Y.jpg  Professora Drª. ZULMIRA NÓBREGA

LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4794626E5

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo PUC-SP), graduada em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição da qual é docente do quadro efetivo desde 2002, na área de jornalismo (graduação e mestrado profissionalizante). Acumula experiências docentes também em disciplinas de turismo, nas áreas de cultura e marketing. No campo da pesquisa coleciona investigações em jornalismo, turismo e cultura, especialmente em temas relativos aos festejos populares, dedicando, assim, a investigar os múltiplos aspectos do Maior São João do Mundo desde o ano de 2006. Também reúne passagens por vários anos, em diferentes segmentos da extensão universitária, projetos e programas no campo do jornalismo, turismo e cultura, inclusive no atrelamento deste segmento com as indústrias criativas e economia criativa.

 Área de Atuação: Produção e consumo do Jornalismo; Mercado de trabalho em Jornalismo;  Ensino em Jornalismo; Economia criativa; Jornalismo e memória; turismo e festas.