Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > LABORATÓRIO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENGENHARIA AMBIENTAL (LARHENA)
conteúdo

LABORATÓRIO DE RECURSOS HÍDRICOS E ENGENHARIA AMBIENTAL (LARHENA)

por Vinicius publicado 29/03/2019 13h04, última modificação 29/03/2019 13h04

Com área de 200 m², este Laboratório dá suporte às pesquisas em desenvolvimento na área de Recursos Hídricos que envolvem modelagem e recursos gráficos para processamento de dados. Os serviços ofertados são o da elaboração de Planos Diretores de Bacia Hidrográficas, projetos de obras hidráulicas, estudos hidroclimatológicos e elaboração de sistemas computacionais para planejamento e gerenciamento de RH. Os serviços prestados, convênios e pesquisas aplicadas envolvem vários órgãos tais como: Ministério do Meio Ambiente/ Secretaria dos Recursos Hídricos, Secretaria do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Superintendência do Meio Ambiente do Estado da Paraíba - SUDEMA, e IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura.

l_r_hidricos.jpg

Os principais equipamentos do Laboratório são computadores Pentium (15), impressoras jato de tinta HP (04), mesa digitalizadora tamanho A0 (02), plotter jato de tinta cores em número de 02 (2HP, 1 Cadjet), micromolinete OTT com contador, aparelho GPS Garmin (navegação), estação meteorológica compacta, etc.

É um dos maiores e mais bem equipados laboratórios de recursos hídricos do Norte/Nordeste do País. O Laboratório desenvolve projetos sobre a qualidade, quantidade e vazão de bacias hidrográficas do território brasileiro.
Criado em 1995, para atuar junto ao Plano Estadual de Recursos Hídricos, o laboratório desenvolve, atualmente, três grandes projetos, sendo dois em nível nacional e um em nível estadual.
O SIRH (Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos) vai permitir que se tenham, pela internet, informações sobre as vazões dos rios em qualquer parte do Brasil; o estudo relativo ao comportamento hidrológico do Lago de Sobradinho, na Bahia, utilizando a técnica de redes neurais; e a Bacia Experimental no Rio Gramame, onde são instalados medidores de chuvas, vazão e temperatura. 
O Laboratório de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental já fez um mapeamento sobre a distribuição de água em todo o território paraibano e um levantamento dos recursos hídricos que estão servindo de parâmetros para a duplicação da BR-101.
Entre os projetos já desenvolvidos pelo Larhena, destaca-se o do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que diagnosticou a oferta de água (quantidade e qualidade) nas 12 regiões hidrográficas do território nacional. Atualmente, o laboratório desenvolve, além dos já citados, projetos que vão desde o estudo da previsão climática e hidrográfica no Nordeste brasileiro à avaliação da qualidade das águas, com ênfase em metais pesados, em mananciais para fins de abastecimento urbano de água no Estado da Paraíba.
O LARHENA também desenvolve projetos e atua junto a instituições não-governamentais. É o caso, por exemplo, da Arquidiocese da Paraíba, que convidou o laboratório para participar da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema principal a Amazônia e Meio Ambiente.
O Laboratório é coordenado pelo doutor Tarcísio Cabral da Silva, professor titular do Departamento de Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos, um dos 15 membros do Atlântico Nordeste Oriental, que abrange vários estados do Nordeste.

larhena1

larhena2

Imagens do dia-a-dia do trabalho no LARHENA