Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > João Pessoa sedia a 19ª NOCMAT - Conferência Internacional sobre Materiais e Tecnologias Não Convencionais
conteúdo

Notícias

João Pessoa sedia a 19ª NOCMAT - Conferência Internacional sobre Materiais e Tecnologias Não Convencionais

O evento, que tem como organizadores a UFPB junto ao IFPB, acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2023, no Hotel Aram Beach & Convention.

publicado: 28/10/2023 01h44, última modificação: 28/10/2023 01h50

O mundo necessita de novos modelos de desenvolvimento e industrialização que se caracterizem pelo respeito ao meio ambiente e pela sustentabilidade. A indústria da construção está na vanguarda para enfrentar os desafios atuais, fornecendo sistemas de infraestruturas duráveis, eficientes e eficazes, habitação a preços acessíveis, água potável, energia, comunicação e saneamento, fundamentais para a prosperidade económica, justiça social, estabilidade política e qualidade de vida para o planeta e habitantes.

Muitos materiais não convencionais do século XXI têm as suas raízes no vernáculo da construção tradicional, incluindo terra crua, materiais naturais como bambu, palha e fibras vegetais. Para estes materiais e técnicas tradicionais, para satisfazer as exigências de construção moderna, custos e desempenho, são necessários mais desenvolvimento, soluções inovadoras e investigação científica sistemática. Enquanto isso, os materiais industrializados, incluindo o aço e o concreto, também devem ter como objetivo reduzir os impactos ao meio ambiente.

A série de Conferências NOCMAT, que já está em sua 19ª edição, tem se mostrado um dos principais fóruns onde acadêmicos e agências governamentais e não-governamentais buscam apresentar e discutir inovações em tecnologias de eficiência energética, novos materiais, tecnologias de construção como aquelas com bambu, fibras naturais, terra crua, diversos tipos de resíduos, buscando uma engenharia econômica, durável, energeticamente eficiente, ecologicamente correta e sustentável. O desenvolvimento de soluções inovadoras, materiais não convencionais e tecnologias apropriadas também desempenhará um papel importante na erradicação da pobreza, na criação de empregos e na formação de uma parceria global para o progresso económico e a estabilidade social.

Esta 19ª edição do NOCMAT acontecerá em João Pessoa no dia 6, 7 e 8 de novembro de 2023, mais detalhes no site https://www.even3.com.br/nocmat2023/ e no instagram https://www.instagram.com/nocmat.2023/

Autor: Conteúdo cedido pelos organizadores do evento e reproduzido da publicação da original do  Centro de Tecnologia da UFPB.