Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Sobre o Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB

Sobre o Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB

por DCX publicado 07/05/2021 14h08, última modificação 07/05/2021 14h12

A UFPB foi criada em 1955, como Universidade da Paraíba e, posteriormente, foi federalizada em 1960. Perto de completar 55 anos, tornou-se uma das maiores e academicamente mais relevantes universidades do Nordeste e Norte do país. Sua missão está assim definida: “Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, à base do planejamento estratégico participativo da vida acadêmico-administrativa institucional, visando o progresso científico, tecnológico, cultural e socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da integração com a sociedade e do exercício da cidadania”.

dsc_8203.jpg

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) no Campus IV – Litoral Norte da UFPB foi estabelecido no ano de 2007 nas cidades vizinhas Rio Tinto e Mamanguape, do litoral norte paraibano. Os cursos são divididos da seguinte maneira entre as duas cidades: Rio Tinto oferece os cursos de Ecologia, Antropologia e Culturas Indígenas, Design, Licenciatura em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, enquanto que Mamanguape oferece os cursos de Ciências Contábeis, Secretariado Executivo Bilíngue, Hotelaria e Pedagogia. Vários edifícios novos estão sendo construídos, incluindo salas de aula, laboratórios, a residência universitária, centros acadêmicos, gabinetes de professores, o restaurante universitário e a biblioteca.

fotort1.jpg

No início de 2009, o grupo de pesquisa em Computação Aplicada (Applied) foi criado pelo Departamento de Ciências Exatas com o objetivo de realizar pesquisa e desenvolvimento de soluções computacionais multidisciplinares, aplicadas a várias áreas do conhecimento, em particular, às áreas relacionadas aos cursos do CCAE, tais como Educação, Ecologia, Química, Matemática, Estatística e a própria Computação. Os projetos realizados pelo grupo Applied envolvem a participação de alunos de Iniciação Científica, bolsistas e voluntários, e também conta com a participação de alunos de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação de centros onde alguns dos professores participam como colaboradores ou credenciados. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Departamento de Ciências Exatas podem ser encontrados aqui. Atualmente o Departamento de Ciências Exatas funciona na edificação central cedido pela Companhia de Tecidos de Rio Tinto.

fotort2.jpg