Notícias
Pequenas alterações nas regras da Prova Escrita da área “Direito Público e Novos Direitos” e precauções necessárias na ida ao prédio do DCJ [Edital nº 57/2022]
O Departamento de Ciências Jurídicas informa que, em razão da necessidade de garantir maior segurança à aplicação da Prova Escrita, a Chefia Departamental, após consulta à Comissão Examinadora da área de conhecimento “Direito Público e Novos Direitos” do concurso público regido pelo Edital nº 57/2022, resolveu alterar as regras específicas da Prova Escrita da referida área.
Como é possível constatar nas regras abaixo dispostas e anexadas ao final desta notícia, as alterações concernem sobretudo a procedimentos organizativos. Com as alterações, os candidatos permanecerão devendo apresentar-se inicialmente no auditório. Entretanto, excluiu-se a possibilidade de todos os candidatos realizarem a prova na mesma sala. Manteve-se, como regra geral, a divisão dos candidatos, por ordem alfabética, na sala 01 e na sala 02 do DCJ. No auditório, os candidatos apresentar-se-ão e testemunharão, conjuntamente, os procedimentos do sorteio do tema da Prova Escrita. Após a conclusão deste sorteio, os candidatos serão deslocados para a sala 01 e a sala 02. Nestas salas, ocorrerão os procedimentos de sorteio dos códigos alfanuméricos de identificação das provas, os quais garantem o anonimato dos candidatos em toda a primeira fase do concurso.
A data e os horários da Prova Escrita permanecem os mesmos determinados nas regras anteriores. Conforme o item 03 das regras, os portões do prédio do DCJ serão abertos às 7h e a entrada de candidatos será permitida até as 8h, quando os portões serão fechados. Ademais, segundo o item 05, a acomodação dos candidatos no auditório ocorrerá até as 8h30, com a apresentação dos documentos oficiais de identificação com foto aos fiscais.
É importante ter em vista, porém, que os trechos da BR230 próximos a Santa Rita encontram-se acidentados, com alagamentos frequentes e em reforma. Estes fatores têm provocado intenso trânsito e extensos engarrafamentos na rodovia. Por isto, sugere-se que os candidatos previnam-se quanto à possibilidade de trânsito lento e procurem deslocar-se antecipadamente para Santa Rita.
Alteração das regras às(aos) candidatas(os) acerca da realização da Prova Escrita da área de conhecimento “Direito Público e Novos Direitos” do Edital nº 57/2022.
A Chefia do Departamento de Ciências Jurídicas, após a devida aprovação pela Comissão Examinadora da área de conhecimento “Direito Público e Novos Direitos”, do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior regido pelo Edital nº 57/2022, vale-se da presente para informar sobre alterações nas regras específicas acerca da Prova Escrita, que ocorrerá na segunda-feira, dia 12 de junho de 2023, conforme previsto no cronograma publicado inicialmente, no site oficial deste Departamento, em 15 de março de 2023.
01 – A prova escrita ocorrerá no dia 12 de junho de 2023, segunda-feira, nas dependências do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), situado à Rua Barão Adauto Lúcio, n° 24, Tibiri, Santa Rita/PB, CEP 58301-645.
02 – Os/as candidatos(as) deverão comparecer ao local de prova munidas(os) de documento oficial de identificação com foto. A priori, este documento deve ser físico. No entanto, caso o documento oficial de identificação seja digital, ele deve ser acessado no aplicativo oficial no momento de sua apresentação à/ao fiscal, que poderá conferir sua autenticidade através do aplicativo “Vio”. Não serão aceitos, como substitutos de documento oficial de identificação, “prints” ou cópias (impressas ou digitais) sem a devida autenticação em cartório.
03 – Os portões do prédio do DCJ serão abertos às 7h e a entrada de candidatos(as) será permitida até as 8h, quando os portões serão fechados.
04 – Ao chegarem ao Departamento de Ciências Jurídicas, os/as candidatos(as) deverão dirigir-se ao auditório.
05 – A acomodação das(os) candidatas(os) no auditório ocorrerá até as 8h30, com a apresentação dos documentos oficiais de identificação com foto aos fiscais.
06 – Após a identificação e sua entrada no auditório, os/as candidatos(as) depositarão seus pertences (bolsas, mochilas, telefones, qualquer aparelho ou dispositivo eletrônico ou de comunicação, materiais de estudo etc.) em local designado para tal.
07 – Após a devida acomodação dos(as) candidatos(as) no auditório, ocorrerão os procedimentos do sorteio do tema da Prova Escrita.
08 – Finalizado o sorteio do tema da Prova Escrita, os/as candidatos(as) serão deslocados(as) para a sala 01 e a sala 02 do DCJ, da seguinte forma:
08.1 – Para a sala 01, serão deslocadas(os) as/os candidatas(os) cuja primeira letra do primeiro nome encontre-se de “A” a “J”, ou seja, de Adna Rejane de Freitas Rego a José Welhinjton Cavalcante Rodrigues.
08.2 – Para a sala 02, serão deslocadas(os) as/os candidatas(os) cuja primeira letra do primeiro nome encontra-se de “L” a “Y”, ou seja, de Lauro Vinício de Almeida Lima a Yossonale Viana Alves.
09 – Acomodadas(os) as/os candidatas(os) na sala 01 e na sala 02, ocorrerão os procedimentos de sorteio dos códigos alfanuméricos de identificação das prova, que garantem o seu anonimato. Neste momento, cada candidata(o) deverá reapresentar seu documento oficial de identificação com foto.
10 – A(o) candidata(o) NÃO deve identificar sua prova, que deve ser anônima. A identificação ocorrerá somente por meio de códigos alfanuméricos distribuídos pela(os) fiscais, após sorteio, como dito. Importa lembrar que o item 8.6.2 do Edital nº 57/2022 e o art. 21 da Resolução nº 74/2023 do Consepe/UFPB impõem que a fase da Prova Escrita - até a apreciação dos pedidos de reconsideração pelos membros da Comissão Examinadora – requer o anonimato dos(as) candidatos(as).
11 – Em cada sala, finalizados os procedimentos de sorteio dos códigos alfanuméricos, os/as fiscais determinarão o início da Prova Escrita.
12 – Durante a prova, apenas será permitido à(ao) candidata(o) o porte de documento oficial com foto, água, alimento e canetas azuis ou pretas.
13 – A partir do sorteio do tema, ficam proibidas a utilização de qualquer aparelho ou dispositivo eletrônico ou de comunicação e a consulta a qualquer espécie de material didático, anotação, apontamento ou congêneres, sob pena de eliminação sumária.
14 – Da entrada no auditório até o início da prova, a(o) candidata(o) não poderá ausentar-se do auditório ou da sala de realização da Prova Escrita, a não ser em razão do cumprimentos do item 08 destas regras. Iniciada a prova, a(o) candidata(o) somente poderá sair da sala acompanhada(o) de fiscal.
15 – Conforme o item 8.6 do Edital nº 57/2022, apenas estarão aptos(as) a realizar a Prova Escrita os/as candidatos(as) presentes no sorteio do tema.
16 – Conforme o item 8.6.1. do Edital nº 57/2022, a Prova Escrita terá a duração improrrogável de até 4 (quatro) horas.
17 – Conforme o art. 21, §3º, II da Resolução nº 74/2013, o penúltimo candidato a finalizar a Prova Escrita deverá esperar, na sala, que o último candidato a finalize.
18 – Conforme o item 8.6.3. do Edital nº 57/2022, é vedada, sob pena de eliminação sumária, a utilização de qualquer aparelho ou dispositivo eletrônico ou de comunicação, ou quaisquer outros meios fraudulentos, durante a realização da prova escrita.
19 – Conforme o item 8.6.4. do Edital nº 57/2022, é vedada, sob pena de eliminação sumária, durante a realização da prova escrita, a consulta a qualquer espécie de material didático, anotação, apontamento ou congêneres.
20 – Estas regras não afastam, contradizem ou substituem as demais normas existentes no Edital nº 57/2022 a respeito da Prova Escrita.