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Campanha Bancos que Alimentam

publicado: 22/06/2020 19h19, última modificação: 22/06/2020 19h19

Durante o mês de Junho, a renda de diversas famílias é proveniente da produção e comercialização de comidas típicas a base de milho, as quais são amplamente consumidas na Paraíba nas festividades juninas.

A pandemia do novo coronavirus causou restrições dos meios de transporte e a falta de recursos financeiros para a aquisição dos ingredientes, impactando a produção destes produtos alimentícios por famílias mais vulneráveis socialmente. Desta forma, a Universidade Federal da Paraíba, através de projetos de extensão universitária do Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional (CVTSAN - CTDR), está realizando ações tecnológicas, sociais e artística-cultural para fomentar o trabalho e renda de 80 famílias e garantir a festividade de São João de 150 idosos atendidos em casas de longa permanência.

Mês da campanha: Junho (15 dias)

ObjetivoProporcionar uma retomada econômica com segurança à famílias vulneráveis, através da doação, por Banco de Alimentos, de ingredientes para fabricação de comidas juninas.

Público AlvoFamílias em vulnerabilidade atendidas pelo Banco Público de Alimentos do município de João Pessoa através das seguintes instituições:

    1. Cozinhas Comunitárias de João Pessoa

    2. Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba

    3. Lar da Providência Carneiro da Cunha

    4. Casa da Divina Misericórdia

Linhas de ação:

Social: Arrecadação x mil reais para compra e doação de ingredientes de comidas típicas juninas para o Banco de Alimentos. 

  • Um total de 160 kits de ingredientes serão doados às mulheres usuárias das cozinhas comunitárias de João Pessoa e atendidas pela Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba, durante o mês de junho, para produção e comercialização de pamonhas, canjicas, bolo de milho e milho cozido a serem comercializados pelas redes-sociais e entregues por sistema delivery ou retirada em local definido.

  • 40 kg de ingredientes e 7 mãos de espigas serão doados a duas casas de longa permanência de idosos para manter viva a tradição cultural de São João para 150 idosos, com segurança. 

Tecnológica: Elaboração de material áudio-visual para orientação da produção e comercialização com segurança das comidas típicas à base de milho.  

Artística: Composição e edição de uma música sobre bancos de alimentos para conscientização da sociedade para tornarem-se doadores a estes bancos.

 Metas da campanha:

  1. R$4.500,00 mil reais arrecadados em campanha pelas redes-sociais

  2. Produção e comercialização de 30 pamonhas, 40 canjiquinhas, 4 bolos de milho e 40 espigas de milho cozido por cada uma das 80 mulheres até 30 /06/ 2020. Refletindo em uma aquisição de aproximadamente R$350,00/mulher.

  3. Doação de ingredientes para comemoração de São João com segurança de 150 idosos assistidos pelas Entidades Lar da Providência Carneiro da Cunha e Casa da Divina Misericórdia

Equipe da UFPB:

4 professores DTA, 2 professores Departamento de Música, 2 professores Departamento Direito privado, 1 professora Departamento Nutrição, 10 estudantes DTA, 3 estudantes de Nutrição, 2 estudantes de Direito, 1 servidor audiovisual CTDR, 1 servidor técnico de laboratório (CTDR) e 1 servidor Proex (Coordenadora COPAC) 

 

Realização:

UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

Parceiros:

Prefeitura do Município de João Pessoa, Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba.