Notícias
Campanha Bancos que Alimentam
Durante o mês de Junho, a renda de diversas famílias é proveniente da produção e comercialização de comidas típicas a base de milho, as quais são amplamente consumidas na Paraíba nas festividades juninas.
A pandemia do novo coronavirus causou restrições dos meios de transporte e a falta de recursos financeiros para a aquisição dos ingredientes, impactando a produção destes produtos alimentícios por famílias mais vulneráveis socialmente. Desta forma, a Universidade Federal da Paraíba, através de projetos de extensão universitária do Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional (CVTSAN - CTDR), está realizando ações tecnológicas, sociais e artística-cultural para fomentar o trabalho e renda de 80 famílias e garantir a festividade de São João de 150 idosos atendidos em casas de longa permanência.
Mês da campanha: Junho (15 dias)
Objetivo: Proporcionar uma retomada econômica com segurança à famílias vulneráveis, através da doação, por Banco de Alimentos, de ingredientes para fabricação de comidas juninas.
Público Alvo: Famílias em vulnerabilidade atendidas pelo Banco Público de Alimentos do município de João Pessoa através das seguintes instituições:
-
Cozinhas Comunitárias de João Pessoa
-
Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba
-
Lar da Providência Carneiro da Cunha
-
Casa da Divina Misericórdia
Linhas de ação:
Social: Arrecadação x mil reais para compra e doação de ingredientes de comidas típicas juninas para o Banco de Alimentos.
-
Um total de 160 kits de ingredientes serão doados às mulheres usuárias das cozinhas comunitárias de João Pessoa e atendidas pela Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba, durante o mês de junho, para produção e comercialização de pamonhas, canjicas, bolo de milho e milho cozido a serem comercializados pelas redes-sociais e entregues por sistema delivery ou retirada em local definido.
-
40 kg de ingredientes e 7 mãos de espigas serão doados a duas casas de longa permanência de idosos para manter viva a tradição cultural de São João para 150 idosos, com segurança.
Tecnológica: Elaboração de material áudio-visual para orientação da produção e comercialização com segurança das comidas típicas à base de milho.
Artística: Composição e edição de uma música sobre bancos de alimentos para conscientização da sociedade para tornarem-se doadores a estes bancos.
Metas da campanha:
-
R$4.500,00 mil reais arrecadados em campanha pelas redes-sociais
-
Produção e comercialização de 30 pamonhas, 40 canjiquinhas, 4 bolos de milho e 40 espigas de milho cozido por cada uma das 80 mulheres até 30 /06/ 2020. Refletindo em uma aquisição de aproximadamente R$350,00/mulher.
-
Doação de ingredientes para comemoração de São João com segurança de 150 idosos assistidos pelas Entidades Lar da Providência Carneiro da Cunha e Casa da Divina Misericórdia
Equipe da UFPB:
4 professores DTA, 2 professores Departamento de Música, 2 professores Departamento Direito privado, 1 professora Departamento Nutrição, 10 estudantes DTA, 3 estudantes de Nutrição, 2 estudantes de Direito, 1 servidor audiovisual CTDR, 1 servidor técnico de laboratório (CTDR) e 1 servidor Proex (Coordenadora COPAC)
Realização:
UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
Parceiros:
Prefeitura do Município de João Pessoa, Associação Comunitária do Clube de Mães da Paraíba.