Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ações do projeto > Itapororoca
conteúdo

Itapororoca

por Monalisa publicado 30/10/2017 00h11, última modificação 15/11/2017 15h43
O Babau e a Ciranda

          A Ciranda é uma brincadeira de roda, com música executada por um ganzá e uma zabumba e dança marcada com passos ensaiados. Na região, conta-se que a prática da brincadeira surgiu depois que um senhor que veio de Pernambuco para morar na comunidade, trazendo consigo uma zabumba e começou a se apresentar.

         O Babau é uma brincadeira que consiste na apresentação de bonecos manipulada pelas mãos do artista, cujas histórias narram, de forma cômica o cotidiano. O babau é uma brincadeira que também pode ser chamada de “Mamulengo”, “brincadeiras de boneco” ou “fantoches”. É considerado como o patrimônio cultural e imaterial do Brasil, reconhecido pela IPHAN desde o início de 2015. A brincadeira tem origem remota e espalhou-se pelo nordeste todo, especialmente de Pernambuco ao Ceará.

        Os encontros formativos foram constituídos por C.A. Fé e reuniões. Os encontros periódicos que tinha função de abortar temas para discursão. Esses temas contribuição no processo de capacitação dos membros e para o desenvolvimento do projeto. Seguiu-se a metodologia proposta pelo Iphan de “inventário participativo”, valorizando as vontades dos moradores locais e suas características culturais, através de fichas para coletas de informações.

 IMG_2977.JPG

IMG_3017.JPG

IMG_2975.JPG

IMG_3030.JPG

IMG_3053.JPG


Equipe da ação:

Alisson Santos de Oliveira,

Elton Euclides da Cruz,

Rogério de Souza Ribeiro

Oswaldo Giovannini Junior.