Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professoras do CTDR, em parcerias, aprovam projeto para investigar a ação de agrotóxicos, financiado pela FAPESQ-PB e Ministério da Saúde.
conteúdo

Notícias

Professoras do CTDR, em parcerias, aprovam projeto para investigar a ação de agrotóxicos, financiado pela FAPESQ-PB e Ministério da Saúde.

publicado: 11/02/2021 20h43, última modificação: 11/02/2021 20h43

O projeto “ANÁLISE DO IMPACTO DOS AGROTÓXICOS NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE DOS TRABALHADORES DAS LAVOURAS DE CANA-DE-AÇÚCAR NA PARAÍBA”, coordenado pela Profª Drª Laís Campos Teixeira de Carvalho Gonçalves (DTS/CTDR), objetiva avaliar o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores das lavouras de cana-de-açúcar, associando indicadores de contaminação e alterações fisiológicas ocasionadas por essas substâncias, visando maior suporte técnico para a implantação e implementação da vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos na Paraíba.

O projeto foi aprovado na CHAMADA FAPESQ Nº 005/2020 e será financiando pela FAPESq-PB em parceria com o Ministério da Saúde. O desenvolvimento deste trabalho contou com a colaboração dos(as) professores(as) e pesquisadores(as) da UFPB: Drª Márcia Aparecida Cezar (DTS/CTDR), Drª Márcia Helena Pontieri (DTS/CTDR) e Drª Solange Maria Vasconcelos (DTS/CTDR), Dr Juan Carlos Ramos Gonçalves (DCF/CCS), Drª Sharline Florentino de Melo Santos (DEQ/CT), Dr. Sócrates Golzio dos Santos (DCF/CCS), Telton Pedro Anselmo Ramos (DSE/CCEN).

Visando proteção ao meio ambiente, a saúde do trabalhador e economia ao setor, os resultados desse estudo poderão embasar tomadas de decisão para o fortalecimento da utilização outras técnicas mais sustentáveis, como o controle biológico, controle cultural inerentes no Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Doenças (MID) na intenção de reduzir a compra e, consequentemente, o lançamento dos agrotóxicos no campo, favorecendo a diminuição da exposição dos trabalhadores rurais a estes produtos.

O projeto terá início em março de 2021. Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail: