Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Jornalista do CTDR é finalista do principal prêmio de jornalismo de Pernambuco

Jornalista do CTDR é finalista do principal prêmio de jornalismo de Pernambuco

Pedro Paz concorre na categoria “Texto” do 27º Prêmio Cristina Tavares
publicado: 02/08/2023 18h31, última modificação: 02/08/2023 18h31
Pedro Paz é jornalista e doutorando em Antropologia na UFPB. Crédito: Angélica Gouveia

O jornalista do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Pedro Paz é finalista do principal prêmio de jornalismo de Pernambuco.

Ele concorre na categoria profissional de “Texto”, da 27ª edição do Prêmio Cristina Tavares, com a reportagem “Calor em habitações sociais compromete conforto, saúde e renda de moradores”, publicada 15 de julho do ano passado, pela mídia independente pernambucana Marco Zero Conteúdo.

Disputam na mesma categoria a jornalista Raíssa Ebrahim, da Marco Zero Conteúdo, com “Pescadoras lutam por reserva extrativista em área ameaçada no litoral sul de Pernambuco”, e Katarina Moraes, do Jornal do Commercio, com “Um dia nas palafitas do Recife, onde os "homens vivem como bichos"”.

Os primeiros lugares serão divulgados durante cerimônia no próximo dia 15 de agosto, no Auditório da Associação Médica de Pernambuco (Ampe), na Praça Oswaldo Cruz, no Centro do Recife, às 20h.

Mais de cem trabalhos foram inscritos nas categorias profissional e estudante. Durante 30 dias, a comissão julgadora, formada por mais de 15 professores, mestres, doutores e profissionais de comunicação, avaliou cada produto jornalístico inscrito.

A reportagem “Calor em habitações sociais compromete conforto, saúde e renda de moradores” retrata habitação social localizada em João Pessoa, na qual o calor, resultado das mudanças climáticas na contemporaneidade, tem comprometido o conforto térmico, a saúde e a renda de seus moradores.

Além disso, apresenta sem-tetos que vivem em ocupação insalubre na mesma localidade e que esperam por moradia prometida pelo poder público municipal.

O trabalho teve o intuito de dar visibilidade a cidadãos beneficiários de políticas públicas ineficazes e ineficientes e de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de abandono pelo Estado brasileiro.

A matéria jornalística foi fundamentada em duas pesquisas da UFPB. Uma do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, que aponta que remodelações e adaptações em habitações sociais, em João Pessoa, comprometem o conforto térmico e a saúde dos moradores.

E outra do Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis, que constatou que o aumento da temperatura média do ar na Paraíba foi de 1º nos últimos 30 anos; hoje, é de 25,3 °C e o crescimento foi observado nas quatro Regiões geográficas intermediárias do Estado (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa-Cajazeiras).

A reportagem ficou recentemente em 3º lugar, no 1º Ekopolis – Prêmio Tilden Santiago de Ecologia e Política; e o ensaio etnofotográfico produzido para ilustrá-la em 2º lugar no VI Prêmio Ensaio Fotográfico SAPPGAS, no XI Seminário des Alunes PPGAS/Museu Nacional.

As fotografias também foram selecionadas para a Mostra de Visualidades Etnográficas da IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos do PPGA/UFPB e III Mostra Digital de Ensaios Visuais, organizada pelo Navis/UFRN, ambas em 2022.

A reportagem especial foi desenvolvida por meio de formação e bolsa de jornalismo no âmbito do edital “Jornalismo em Mudanças Climáticas – Edição Nordeste”, iniciativa do Instituto ClimaInfo em 2022, com apoio do Programa SPIPA, através de Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), no contexto da Iniciativa Climática Internacional (IKI).

A 27ª edição do Prêmio Cristina Tavares é organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Tem o patrocínio da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco) e o apoio da Prefeitura do Recife, do Governo de Pernambuco, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), da Câmara do Recife, da Prefeitura do Paulista e da Prefeitura de Igarassu.

Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz