Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes do CTDR têm até segunda (28) para demonstrar interesse em projetos de iniciação científica
conteúdo

Notícias

Estudantes do CTDR têm até segunda (28) para demonstrar interesse em projetos de iniciação científica

A indicação de bolsistas e de voluntários ocorrerá entre 1º e 10 de setembro
publicado: 25/08/2023 20h27, última modificação: 06/09/2023 12h15
Coordenadores de cada projeto de pesquisa do CTDR farão seleção para indicar bolsistas e voluntários. Crédito: Angélica Gouveia

Coordenadores de cada projeto de pesquisa do CTDR farão seleção para indicar bolsistas e voluntários. Crédito: Angélica Gouveia

Estudantes do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm até a próxima segunda-feira (28) para demonstrarem interesse em participar de projetos de iniciação científica coordenados por professores do centro de ensino.

A manifestação deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da federal paraibana. Tutorial da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB ensina como efetivá-la.

A indicação de bolsistas e de voluntários ocorrerá entre 1º e 10 de setembro, pelos coordenadores de cada projeto, após seleção entre os que demonstrarem interesse.

Os discentes indicados devem obrigatoriamente ter currículo lattes atualizado e enviado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os alunos indicados para bolsa do CNPq devem obrigatoriamente ter conta-corrente no Banco do Brasil. Para bolsa da UFPB, preferencialmente no Banco do Brasil.

O estudante que for indicado para bolsa do CNPq deverá assinar o termo de adesão que o CNPq enviará para o seu e-mail. Somente após enviar esse termo devidamente assinado para o CNPq, é que poderá ser incluído na folha de pagamento do conselho. “O CNPq não paga retroativo”, salienta a assessora de pesquisa, professora e pesquisadora do Departamento de Tecnologia de Alimentos do CTDR Marta Maria da Conceição.

A quantidade de cotas e o valor da bolsa são determinados pelo CNPq (cota institucional) e pela UFPB (orçamento próprio). A bolsa tem periodicidade mensal, sendo o pagamento condicionado à disponibilidade orçamentária do CNPq e da UFPB. O processo seletivo de projetos de Iniciação Científica (IC) 2023-2024 (Editais 01/2023, 02/2023 e 03/2023) da UFPB oferta, ao todo, 1.210 bolsas, sendo 635 custeadas inteiramente pela federal paraibana.

A Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da UFPB divulgou o resultado do processo seletivo nesta quinta-feira (24). O resultado também pode ser verificado através do sistema Sigaa da UFPB. A vigência dos três editais é de setembro de 2023 a agosto de 2024 (a depender da definição do período de vigência pelo CNPq).

Dentre os compromissos dos discentes bolsistas e voluntários, ressaltam-se as obrigações de submissão do relatório parcial (após seis meses da vigência); do relatório final (após um ano de vigência); e inscrição e apresentação da sua pesquisa por ocasião do Encontro de Iniciação Científica (Enic) da UFPB.

Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC/CNPq/UFPB) objetivam o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação e se destinam à concessão de cotas, com percepção de bolsa. Outros detalhes sobre iniciação científica no CTDR da UFPB podem ser consultados através do e-mail martamaria8@yahoo.com.


***
Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz