Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CTDR celebra dez anos do curso de Gastronomia

CTDR celebra dez anos do curso de Gastronomia

Cerimônia na noite desta segunda-feira (4) teve recordações e homenagens
publicado: 06/12/2023 00h32, última modificação: 06/12/2023 00h32
Estudantes, professores e técnicos do curso de Gastronomia do CTDR da UFPB comemoram uma década de criação do bacharelado. Crédito: Pedro Paz

Take the risk or lose the chance ouAssuma o risco ou perca a chance”, em tradução livre, dizia camiseta de estudante presente na celebração dos dez anos do curso de Gastronomia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coincidência ou não, a ideia que a frase carrega deu a tônica da cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (4), no Auditório do Liepe, prédio anexo ao centro de ensino.

Por meio de corredor enfeitado para a ocasião, com balões nas cores azul e amarela, duas das quatro que colorem o logotipo do centro de ensino, estudantes, professores e técnicos que integraram e atualmente fazem o curso chegaram ao auditório, não sem antes se cumprimentarem, enquanto observavam fotografias do acervo do bacharelado que as bexigas penduravam.

“Utilizamos o recurso do tempo para contar a história da humanidade. A trajetória do curso de Gastronomia da UFPB começou muito antes de ser concebido, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus-sede, quando tivemos a ideia de criá-lo. Foi um processo difícil, assim como o de trazê-lo do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Litoral Norte, para o CTDR”, recorda o diretor João Andrade da Silva, um dos que não perdeu a chance de transferi-lo para João Pessoa e assumiu o risco dessa mudança.

De acordo com o gestor, a mudança de localização atenuou problemas de logística, sobretudo para o transporte de insumos utilizados nas atividades práticas. Para ele, em tão pouco tempo, o curso já mudou a história da Gastronomia de João Pessoa e da Paraíba. “Antes, era necessário contratar buffet de fora. É um dos quatro bacharelados em Gastronomia no país. Desejamos colaborar para que o Brasil se torne um grande polo gastronômico do mundo”, ambiciona o dirigente.

Na mesma direção, o vice-diretor José Marcelino Oliveira Cavalheiro destacou que foi uma luta trazer o curso de Gastronomia para o bairro de Mangabeira, no Distrito Industrial da capital paraibana, onde fica o CTDR. E reverenciou professores, técnicos, terceirizados e estudantes pelo crescimento do bacharelado. “Temos uma equipe dedicada de servidores, focada no crescimento do centro. Quero parabenizar o grupo aqui presente pelas conquistas contínuas, assim como aqueles que não puderam estar presentes”.

Ingrid Conceição Dantas Gonçalves, chefe do Departamento de Gastronomia, recuperou que sempre conta a trajetória do curso na disciplina de História da alimentação, comumente ministrada por ela. “É feito a muitas mãos. Não tinha na história da UFPB processo parecido, de um curso sair de uma cidade para outra. Lá, em Mamanguape, talvez não prosperasse. Foram muitas articulações, entraves. Já aqui, no início, trazíamos utensílios de casa. Hoje, temos cozinhas no plural. São mais de 50 alunos atuando na semana acadêmica, atrás de patrocinadores. Temos egressos trabalhando em todo país, em várias áreas, e no exterior também”.

Coordenadora do curso, Noádia Priscila Araújo Rodrigues chegou mais recentemente ao Departamento de Gastronomia e disse ter muito respeito pela luta dos mais antigos. “Sinto-me aliviada ao constatar o bom desempenho dos estudantes no mercado. Em eventos, como um da ONU, se destacaram. Há egressos na pós-graduação, outros já dando aulas, implantando restaurantes em hotéis, liderando equipes em cruzeiros”.

“Quando ingressei, não tinha cozinha, laboratórios. Só havia o de microbiologia e de físico-química. Hoje tem de cozinha experimental e quente 1 e 2, de confeitaria e panificação e de hotelaria. A gente entra aqui achando que vai aprender a cozinhar. Mas a gente aprende a ser chef, administrador, um gastrônomo completo. Temos aulas de administração e finanças. Vai muito além do que cozinhar dentro de uma cozinha Também dá para fazer pesquisa, se preparar para ser docente e participar de ações solidárias, por meio da extensão”, relata Gabriela Bezerra, que abordará no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) receitas de doces que estão se perdendo no tempo. Mais uma vez, o tempo.

Representando a Reitoria da UFPB, a pró-reitora de extensão Berla Moreira de Moraes ressaltou a qualidade da programação especial do CTDR para receber os novos estudantes e elogiou as ações de ensino, de pesquisa e de extensão do centro. “Tudo isso eleva a gastronomia paraibana”. Jailson Ribeiro de Oliveira, da Pró-reitoria de Graduação (PRG), assinalou a importância da formação para a economia do Estado.

Além dos atuais diretores, Alexandre Scaico, do CCAE, foi homenageado por apoiar a transferência do curso de Gastronomia para o campus I, em João Pessoa. Vídeo de 15 minutos que historiciza e apresenta o curso em números, encabeçado pela professora Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino Silva, também organizadora principal do evento, emocionou a todos que, posteriormente, confraternizaram em um coquetel.

Texto: Pedro Paz
Edição: Pedro Paz