Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de pesar pelo falecimento do Professor Aposentado Mauro Glauco Di Lascio
conteúdo

Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Professor Aposentado Mauro Glauco Di Lascio

publicado: 10/02/2022 17h18, última modificação: 10/02/2022 17h18

Mauro Glauco.jpg

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do professor aposentado, Mario Glauco Di Lascio, arquiteto e professor fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, tendo sido o seu primeiro coordenador e o primeiro chefe do Departamento de Arquitetura, em 1975. Mário Di Lascio tinha 93 anos, e além de professor aposentado do Curso de Arquitetura e Urbanismo, também atuou como professor do Curso de Engenharia Civil.

Além do trabalho acadêmico atuou em diversas assessorias técnicas em urbanismo na Prefeitura de João Pessoa, onde desenvolveu projetos de urbanização para o centro da cidade, entre os quais: a Praça 1817 (1969), as Praças Aristides Lobo e Pedro Américo (1971), a Via Expressa Miguel Couto (1974), o calçadão da Av. Duque de Caxias, a reurbanização do Ponto de Cem Réis, a recuperação dos Parques Solon de Lucena e Arruda Câmara (1985) e a restauração do Mercado Central de João Pessoa. Elaborou diversos projetos de edifícios públicos para a cidade e o Estado, como os edifícios da SIPLAN, do então IPEP, da CAGEPA, do Fórum da Capital, do PARAIBAN e da SAELPA. Foi responsável, também, pela urbanização dos loteamentos do conjunto habitacional Mangabeira, do Complexo Turístico Costa do Sol, entre outros. Integrou a Comissão de Elaboração do primeiro Plano Diretor de João Pessoa (1975). Foi membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado da Paraíba (1971) e do Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado da Paraíba (1976). Mário Di Lascio, sobretudo, deixa um legado de expressões valiosas da arquitetura moderna que inspiraram diversas gerações de arquitetos locais e nacionais. Não bastasse a qualidade de sua produção e atuação como arquiteto, sua memória foi até o fim, um registro fiel e próprio das épocas e cotidianos contados com entusiasmo e carinho, a quem tivesse o prazer de encontrá-lo.

Querido mestre, receba nossos sinceros agradecimentos, nessa singela homenagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Que os amigos e familiares, em especial a sua filha Raphaela Di Lascio, a quem prestamos as nossas condolências, encontrem conforto e paz neste momento de despedida.

Centro de Tecnologia da UFPB

Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB

João Pessoa 09 de fevereiro de 2022.