Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Setembro Amarelo: uma campanha de valorização da vida

Setembro Amarelo: uma campanha de valorização da vida

A sua vida importa muito!
publicado: 21/09/2021 16h08, última modificação: 21/09/2021 16h09

Há oito anos, o mês de setembro recebeu a cor amarela como forma de impulsionar a campanha de prevenção ao suicídio. No Brasil, o “Setembro Amarelo” surgiu em 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, escolheram o mês para reforçar a campanha, visto que o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A maioria dos casos no mundo está relacionada a transtornos mentais, sendo a depressão o principal deles. Contudo, é importante ressaltar que existe tratamento para essas doenças, sendo necessário o acompanhamento com um profissional da saúde especializado em saúde mental, como o psiquiatra e o psicólogo.

As pessoas podem buscar ajuda também através do Centro de Valorização da Vida (CVV). A associação presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O contato pode ser feito através do número 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site, por chat e e-mail.

Setembro Amarelo na UFPB

O Centro de Tecnologia (CT) da UFPB possui o Projeto de Extensão “Ser CT nas relações humanas como motivo da saúde, bem-estar e qualidade de vida”, que em parceria com o Programa KONEKTO, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realiza ações com o objetivo de estimular a cultura do bem-estar e qualidade de vida, buscando contribuir com o desenvolvimento das estratégias institucionais de promoção da saúde mental da comunidade universitária.

Além disso, outros projetos de extensão da UFPB vinculados ao Programa KONEKTO realizam ao longo do ano diversas atividades com o intuito de promover o bem-estar na universidade. Confira abaixo as próximas atividades programadas:

OFERTAS SEMANAIS:

•  Rodas de Terapia Comunitária Integrativa: Quartas, às 14h, por Google Meet

(Para mais informações: @terapiacomunitariaufpb)

• Yoga com professora Pamela: Sextas, às 13h30min, por Google Meet

(Para mais informações: @redesdobem)

• Aulas de Tai Chi Chuan com o Monge Taishin: Terças e Quintas, às 8h, Praça do CCSA

OFERTAS QUINZENAIS:

• Live "Setembro Amarelo": 29/09, às 19h30min, IG: @sameufpb, @nube.ufpb
  • Yoga com professora Georgia Klier: Terças (14/09 e 28/09), às 07h30min, por Google Meet

(Para mais informações: @redesdobem)

• Aula de meditação com os professores Ricardo Soares e Monge Taishin - Quintas (02/09, 16/09 e 30/09), às 07h30min, por Google Meet

EVENTOS:

• Bate-papo: "Empreendedorismo e Liderança Feminina com egressas do CT"

Data: 24/09, às 16h, por Google Meet

(Para mais informações: @probex_relacoeshumanas)

• Programação Setembro Amarelo do KONEKTO

Data: de 27/09 a 30/09

Atividades diversas, a serem divulgadas posteriormente.

Fonte: www.setembroamarelo.com