Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós em Civil e Ambiental tem primeira defesa de tese de doutorado
conteúdo

Notícias

Pós em Civil e Ambiental tem primeira defesa de tese de doutorado

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia da UFPB celebra sua primeira defesa de tese de doutoramento, um marco na história do PPGECAM. A denominação atual é de 2012 (ainda apenas como mestrado), com doutorado foi aprovado pela CAPES no ano seguinte, em 2013.
publicado: 05/04/2019 10h54, última modificação: 10/04/2019 12h35

“Modelos robustos de previsão de vazão baseados em wavelets e redes neurais artificiais” é o título do trabalho de autoria da aluna  Paula Karenina de Macedo Machado Freire e foi orientado pelo professor doutor Celso Augusto Guimarães Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do CT e pesquisador PQ-1 do CNPq. Durante o curso, a doutoranda obteve o CRA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico) igual a 9,90.

A defesa da tese ocorreu no último dia 26 de março e Paula Karenina também cursou no CT sua graduação em Engenharia Civil (2006–2011), além do outrora mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental (2010–2012), hoje mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. 

Criado em 2002 como Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, o PPGECAM integra docentes de Engenharia Civil, Arquitetura e Geografia. Em 2013, ocorreu a aprovação do doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), inicialmente com concentração em Estruturas e Materiais mais Recursos Hídricos.

Mas em 2018, uma última reformulação conferiu ao Programa a concepção atual, com as áreas de Engenharia Urbana, Estruturas e Materiais, Recursos Hídricos e Saneamento, todas com mestrado e doutorado. 

Dez laboratórios dão suporte às atividades do PPGECAM no desenvolvimento de teses e dissertações, além da bacia hidrográfica experimental do riacho Guaraíra, localizada no litoral sul da Paraíba e a 60 quilômetros de João Pessoa, onde também são monitoradas variáveis do ciclo hidrológico ligadas a estudo de questões de hidrologia de base.