Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores do Centro de Tecnologia da UFPB desenvolvem sistema de abastecimento de água

O sistema utiliza inteligência artificial e pode reduzir a perda de água em até 30% e o consumo energético em 40%
publicado: 27/05/2020 11h14, última modificação: 27/05/2020 11h14

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um software para gerenciamento, em tempo real, da operação otimizada de sistemas urbanos de abastecimento de água. O sistema tem o objetivo de reduzir as perdas de água e o consumo energético através da redução das pressões excessivas no sistema de abastecimento.

De acordo com o pesquisador Heber Gomes, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB e um dos inventores do projeto, as elevadas pressões nas tubulações aumentam os vazamentos e causam gastos desnecessários nos sistemas de bombeamento. O pesquisador afirma ainda que a redução nas perdas de água poderão chegar a 30% e a economia de energia, a 40%.

O software foi desenvolvido pelo Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS), que é resultado de um convênio entre a universidade e a Eletrobras para a criação de um centro de excelência em eficiência energética no Brasil.

Segundo Heber, já existe um convênio com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para a aplicação do sistema no estado. Além do Heber Gomes, participaram do desenvolvimento do sistema os pesquisadores Simplício Arnaud da Silva, Moisés Meneses, Emânuel Barros Filho, José Kleber de Oliveira, Kenny Henriques, Laís Salvino e Renato de Sousa.