Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CT desenvolve painéis de madeira aglomerada com adesivos biodegradáveis
conteúdo

Notícias

CT desenvolve painéis de madeira aglomerada com adesivos biodegradáveis

Os painéis foram produzidos por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Materiais
publicado: 19/08/2021 11h52, última modificação: 19/08/2021 11h52

Pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB desenvolveram painéis de madeira aglomerada e MDF que utilizam adesivos biodegradáveis. Eles foram criados a partir de subprodutos da serragem da madeira e da produção de biodiesel. Além disso, os painéis possuem em sua composição material atóxico e sem formaldeído - uma substância que pode causar câncer - garantindo uma destinação ecológica.

O projeto foi desenvolvido pelo Prof. Eliton Souto Medeiros, do Departamento de Engenharia de Materiais, com colaboração do doutorando Lucas Figueiredo e de André Azevedo, estudante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

O Prof. Eliton explica que a ideia de criar um material que substituísse os adesivos com formaldeído já era antiga e que logo que os primeiros resultados positivos apareceram, já foi pensado em proteger o trabalho com um patenteamento. Por isso, a Agência de Inovação Tecnológica da UFPB (Inova-UFPB) já entrou com o pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Agora, a Inova-UFPB busca parcerias para viabilizar a produção e comercialização do produto. O coordenador do projeto destaca que o material pode ser muito vantajoso economicamente, pois muitos países não aceitam os aglomerados brasileiros que contenham cola à base de produtos tóxicos, mas com os painéis produzidos sem o formaldeído, a barreira da exportação é quebrada.