Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”
publicado: 17/10/2019 13h09, última modificação: 17/10/2019 13h09

As comemorações alusivas à XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XVI SNCT) da UFPB, que ocorrerão no período 21 a 25 de outubro de 2019, no Centro de Tecnologia desta instituição, tem como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, que diz respeito ao uso de novas tecnologias que primem pela qualidade de vida da sociedade e preservação do meio ambiente priorizando o uso de biotecnologias na agregação de valor a produtos e processos. O público-alvo do evento é a comunidade acadêmica, corpo docente, alunos secundaristas e dos cursos de graduação e de pós-graduação, TAEs, empreendedores e comunidade em geral, interna e externa à UFPB. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

Inserida nesse evento, também acontecerá a IV Feira de Inovação e Tecnologia do CT, no dia 22 de Outubro de 2019, das 8h às 18h, contemplando exposição de produtos e serviços inovadores e/ou melhorados, produzidos a partir de pesquisas em laboratórios da Instituição, presença de empresas do setor produtivo local e interação entre Empresas Juniores da UFPB (ressaltamos que estarão participando, dentre várias outras, a EJA, a Contábilis e a Líderi).

Dito isso, convidamos todos a estarem presentes neste evento e solicitamos aos senhore(a)s que promovam ampla divulgação do mesmo junto a toda a comunidade acadêmica do CCSA. Ressalto que o Prof. Anielson Barbosa/PPGA/UFPB estará palestrando neste evento no dia 23/10 (quarta-feira), às 14h40, conforme podem ver na programação em anexo.

A abertura do evento ocorrerá no dia 21 de Outubro de 2019, às 14h, no Auditório do Bloco de Multimídia do CT e a Mesa de Abertura contará com as presenças de:

- Magnífica Reitora da UFPB: Profa. Dra. Margareth de Fátima Formiga de Melo Diniz

- Diretor do Centro de Tecnologia: Prof. Dr. Antônio de Mello Villar

- Assessora de Extensão do Centro de Tecnologia: Profa. Dra. Aurélia Acuña Idrogo

- Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba: Prof. Dr. Cláudio Benedito Silva Furtado

- Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba: Eng. Francisco Benevides Gadelha

- Representante da Fapesq: Sra. Suellen Finizola

Após desfeita esta mesa, haverá uma sequência de três palestras, da seguinte forma:

14h30 - PALESTRA 1 - Economia circular e cidades inteligentes - Dr. Cláudio Benedito Silva Furtado/Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba/SEECTPB

15h20 - PALESTRA 2 - Crescimento Chinês e seus impactos no desenvolvimento industrial da Paraíba - Eng. Francisco Benevides Gadelha/ Presidente da FIEPB

16h10 - PALESTRA 3 - As Novas Fronteiras da Geração Fotovoltaica: Cresp e UFV Flutuante em Sobradinho - Eng. Douglas Balduíno Guedes da Nóbrega/Superintendente da Engenharia de Geração/CHESF

Haverá uma larga programação ao longo da semana, que contemplará palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos, cujo conteúdo - bem como acesso às inscrições - poderá ser conferido através do link: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/SNCTFIT2019

Em anexo, envio folder, contendo a programação, cartaz e banner do evento.

Vimos solicitar que, a título de sugestão, os colegas docentes sejam incentivados não a "liberação de seus alunos das aulas" mas que suas aulas, em seus respetivos horários, sejam "transferidas para o Auditório do Bloco de Multimídia do CT/UFPB", local onde ocorrerão as palestras e mesas redondas do evento.

Todos os alunos inscritos em alguma palestra, mesa redonda ou outra atividade, poderão fazer download da declaração de inscrição naquela atividade direto do SigEventos. Alguns dias após a finalização do evento, uma vez conferidas todas as listas de frequência, tais alunos terão direito a um Certificado de Participação, cujo download também poderá ser feito diretamente pelo SigEventos. Dessa forma, sugerimos que tal certificado seja utilizado pelos docentes para fins de atribuição de presença do aluno na frequência à disciplina.

Lembramos aos caros colegas que o espírito deste evento é oferecer à sociedade uma bonita celebração em prol do Empreendedorismo, da Inovação, da Ciência e da Tecnologia promovida pela nossa comunidade acadêmica, buscando, com isso, oportunizar a interação entre universidade, organizações e sociedade e dinamizando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, que fundamenta a universidade pública brasileira.

Baixe aqui