Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prefeitura recebe alunos do Curso de Gestão Pública

Prefeitura recebe alunos do Curso de Gestão Pública

Os sucessivos destaques da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na questão da transparência pública em avaliações de órgãos de fiscalização chamou a atenção do meio acadêmico.
publicado: 04/02/2017 12h45, última modificação: 04/02/2017 23h22

Nesta quinta-feira, 2, a PMJP recebeu alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo da visita era fazer com que os alunos conhecessem na prática métodos de transparência e gestão pública estudados durante o percurso acadêmico.

No ano de 2016, o portal da transparência foi destaque duas vezes consecutivas. O secretário de Transparência Pública (Setransp), Ubiratan Pereira, destaca que as sucessivas avaliações positivas demonstram o potencial do portal. “A gestão tem criado mecanismos para que o cidadão possa ficar totalmente informado sobre a prefeitura. Conseguimos colocar no portal todas as licitações e queremos fazer campanhas educativas para que qualquer pessoa possa ter acesso aos dados da gestão”, destacou.

O coordenador do curso  e professor da disciplina de Finanças Públicas, Professor Fernando Torres, foi o responsável por levar os alunos para conhecerem o sistema de transparência da PMJP. Segundo ele, a Setransp tem desenvolvido mecanismos de referência nacional. “Na nossa cidade temos um belo exemplo de transparência e no serviço ao cidadão. É muito importante que os alunos tenham esse contato na prática com tudo o que estudam na universidade”, disse.

O portal disponibiliza dados e informações como o detalhamento de receitas, acompanhamento de despesas, licitações e contratos, orçamento municipal, convênios e transferências, semanário oficial e prestação de contas. No site interativo, o cidadão encontra o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), canal que pode ser utilizado para solicitar e receber informações.

O Portal da Transparência da PMJP é referência no auxílio à população. No mês de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) divulgou o segundo ranking referente ao ano de 2016 e a Prefeitura Municipal de João Pessoa foi a mais bem avaliada. Numa escala de 0 a 10, a PMP obteve nota 9,9. A avaliação é feita com base nos itens exigidos pelas Leis da Transparência e do Acesso à Informação.