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Apresentação

por danielrocha publicado 28/10/2015 10h00, última modificação 19/04/2018 14h51
  • O que é a Comissão Própria de Avaliação – CPA?

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UFPB é um órgão autônomo que constitui a presente instituição, sendo responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as mais variadas dimensões do universo acadêmico.

 

  • Atribuições da CPA:

Conforme a Portaria nº 023 de 14 de julho de 2004, A CPA tem atribuições normativas e deliberativas e de assessoramento ao Reitor, de forma a assegurar a implantação, a operacionalização e o acompanhamento do Programa de Avaliação Institucional e, especificamente:

I - subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Programa de Avaliação Institucional;

II- coordenar o Programa de Avaliação Institucional, com autonomia na definição de procedimentos, adequando-o, quando necessário, às recomendações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES);

III- prestar as informações solicitadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);

IV - divulgar relatórios e demais documentos relativos à avaliação institucional e ao SINAES;

V - constituir comitês especiais temporários, integrados por membros da comissão e especialistas, para realizarem estudos de interesse da CPA.

 

  • Como foi instituída a CPA na UFPB?

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA foi instituída pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – SINAES com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP e designada pela Portaria R/GR nº 806, de 19 de abril de 2013, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

 

  • Quem compõe a CPA?

A presente Comissão é composta por Presidente, Docentes, Discentes, Servidores Técnico-administrativos e Membro da comunidade, os quais representam os diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.

 

  • O que é autoavaliação institucional?

A avaliação institucional é um processo permanente de elaboração, de conhecimento e de intervenção prática, que permite direcionar as demais atividades da instituição.

 

  • Quais as finalidades da autoavaliação?

A Autoavaliação verifica o estado da arte da organização didático-pedagógica acadêmica, do corpo docente e da infraestrutura do curso.  Diagnostica, identifica potencialidades e fragilidades. Nesse aspecto, contribui para um planejamento mais efetivo e calcado na realidade e impõe ações consequentes por parte dos professores, dos colegiados e Núcleo Docente Estruturante - NDE e dos gestores em todos os níveis.