Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Assuntos > Trabalho de Conclusão de Curso
conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h23, última modificação 28/07/2023 10h50
Confira o fluxo passo a passo e os documentos necessários desde a elaboração até a defesa do TCC. Orientações atualizadas para este semestre 2023.1. IMPORTANTE: Ressalte-se que a realização do TCC se configura como uma atividade que somente poderá ser realizada pelo discente no último ano do curso, considerando-se o Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional e a Resolução de TCC do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB.

TCC I

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h17, última modificação 20/03/2024 15h53
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC I, no PERÍODO REGULAR 2023.2. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

FLUXO DE ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I)

PARA DOCENTES E ALUNOS

Período: 2023.1 (REGULAR)

 

ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

    

CRONOCRAMA  2023.2

 

DOCUMENTOS ( clicar no link)

 

 

SEMINÁRIOS 2023.2

Confirma a relação dos temas, datas, salas e horários (só clicar e baixar o arquivo)

.

TCC II

por COORDTO publicado 04/07/2019 17h10, última modificação 06/02/2024 09h49
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II, no PERÍODO REGULAR 2023.1. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo.

ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

  

 

 

 

DOCUMENTAÇÃO (clicar no nome para baixar o arquivo)

O professor orientador entrega à Coordenação de Curso

TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC II 

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC II

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCC II

ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II

O professor orientador entrega à comissão de TCC

FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II

O discente entrega à Coordenação de Curso

FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (incluído no TCC)

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/BIBLIOTECA

TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL

OUTROS DOCUMENTOS

 FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II 

 

 CRONOGRAMA

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA DEFESA DO TCC II

 

BANCA PRÉVIA

 

  • A realização da banca prévia é FACULTATIVA. Caso o orientador, em comum acordo com seu orientando, opte pela realização da banca prévia, devem ser observadas as orientações abaixo:
  • O aluno deverá entregar na data marcada uma versão do TCC (artigo ou monografia) em formato digital, por e-mail, aos avaliadores da banca prévia.
  • Os avaliadores da banca prévia serão escolhidos pelo aluno em comum acordo com orientador.
  • A realização da banca prévia acontecerá nas datas definidas pela Comissão de TCC. O(a) aluno (a) realizará a apresentação oral de seu trabalho na modalidade presencial, na presença do (a) orientador (a) e avaliadores da banca prévia. Estes farão as suas considerações sobre o trabalho por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II .

 

 

 

Obs: Ressalta-se que é de responsabilidade do(a) orientador(a) fazer toda a organização da da banca prévia.

ENTREGA DO TEXTO

  • A entrega da versão para defesa do TCC II ocorrerá na data definida pela Comissão do TCC, sendo imprescindível o cumprimento deste prazo para que os avaliadores da banca final tenham tempo hábil de realizar a leitura e suas considerações.
  • A entrega da versão de defesa de TCC II deverá ser feita em formato digital (arquivo em PDF) diretamente por e-mail aos membros avaliadores da banca, com cópia do envio para o e-mail desta comissão (tcc.to.ufpb@gmail.com).

IMPORTANTE: ESTA ENTREGA NÃO DEVE SER FEITA NO EMAIL DA COORDENAÇÃO!

  • O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO” (exemplo: TCC Maria Ferreira da Silva).
  •   Juntamente com a entrega da versão de defesa, deve ser também enviado para o e-mail desta Comissão o FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II , constando a indicação dos membros efetivos e suplente da banca, também a sugestão de data e horário para a realização da banca de defesa na semana definida pela comissão de TCC.  
     

 CONVITE E INDICAÇÃO DA BANCA

  • A banca examinadora deverá ser composta pelo orientador mais dois membros titulares e um suplente.

Obs1: Os membros da banca deverão ter titulação mínima de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.   

Obs2: Um dos membros titulares poderá advir de outra Instituição de Ensino Superior.

Obs3: No caso de ter coorientação, o coorientador poderá participar da defesa, sem atribuir nota ao aluno/trabalho. Ou seja, independente da sua participação, a banca deve ter dois membros titulares, além do orientador e coorientador (nos casos em que este último participar).

  • Os avaliadores da banca serão escolhidos em comum acordo entre orientador e aluno.
  • O convite para os membros avaliadores da banca poderá ser feito pelo orientador e/ou aluno.

 

DEFESA/APRESENTAÇÃO DO TCC II:

A defesa/ apresentação do TCC II deverá ser PRESENCIAL.  

  • A defesa do TCC II consistirá na apresentação PRESENCIAL do trabalho pelo aluno à banca final, que fará as suas considerações. O agendamento do dia/horário da defesa na semana indicada deverá ser feito, antecipadamente, junto à Comissão de TCC, por meio do já citado FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II (anexo 4).
  • No concernente à defesa de TCC, o orientador, o primeiro avaliador, o segundo avaliador e o estudante deverão estar presencialmente na UFPB. Todavia, considerando essa configuração citada, há também a possibilidade de um dos membros avaliadores da banca participar da defesa de modo on line. O orientador é a pessoa responsável que providenciará uma sala na UFPB, em ambiente onde a internet funcione de maneira satisfatória, cabendo a ele também informar à comissão de TCC onde se dará a defesa.
  • Em situações nas quais surjam problemas na internet, em que não seja possível a realização da banca, a  defesa deverá ser reagendada e o avaliador suplente assumirá como membro da banca.                              
  • O orientador é a pessoa responsável que providenciará uma sala na UFPB para que a defesa reagendada aconteça efetivamente, cabendo a ele também informar o ocorrido e o novo local de defesa à comissão de TCC.
  • No dia da defesa o aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho e a banca terá de 20 a 30 minutos para considerações.
  • Após as considerações, a banca se reúne em separado e delibera-se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.
  • Na ocasião da defesa, os seguintes documentos são necessários e deverão ser enviados (após a defesa) por email, até a data definida pela comissão de TCC, PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO (agora sim, coordto@ccs.ufpb.br) COM CÓPIA PARA A COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com):

 

  1. FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCCII : que deverá ser entregue, pelo(a) orientador(a), uma cópia para cada membro da banca (não se aplica ao coorientador) antes da apresentação do aluno/trabalho, preenchido por estes e entregue de volta ao orientador logo após a defesa, tudo via e-mail.
  2. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCCII : uma cópia deve ser preenchida pelo orientador logo após a defesa, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).
  3. ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCCII: uma cópia deve ser preenchida e lida pelo orientador logo após a defesa e assinada por todos os membros da banca.
  4. FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA: deve ser preenchida após a defesa com a assinatura dos membros da banca.

 

Obs1: A distribuição da documentação aos membros da banca é de responsabilidade do(a) orientador(a).

Obs2: Nos casos em que o coorientador participar da defesa, fazer uso dos seguintes modelos de ata e relatório:  ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II (COM COORIENTADOR)  e RELATÓRIO DE DEFESA (COM COORIENTADOR)

Obs3: Todos estes documentos devem ser enviados pelo orientador à Coordenação do Curso, logo após a defesa.

Obs4: A Nota do TCC II é igual à média aritmética dos três avaliadores da banca: o orientador e dois avaliadores.

 

4. CORREÇÕES E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:

  • Após a defesa e considerações da banca, o aluno deverá realizar as correções que juntos, orientador e orientando, julgarem necessárias ao trabalho e enviar para o email da Coordenação do Curso (coordto@ccs.ufpb.br) a versão final do TCC, com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com), até a data definida pela Comissão de TCC. De acordo com as orientações abaixo::

 

FORMATO MONOGRAFIA:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA,: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

 B. INCLUIR NA MONOGRAFIA a ficha catalográfica e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA , salvar em arquivo PDF.

 C. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos:  TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO  assinado por aluno e docente na coordenação do curso; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL assinado pelo orientador.

 

FORMATO ARTIGO:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

https://biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/copy_of_servicos/ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

OBS: A orientação é que a solicitação da ficha catalográfica APENAS seja feita para artigo elaborado para ser submetido em periódico que utiliza da norma ABNT para referências. Para artigo elaborado para ser submetido em periódico que faz uso de outros estilos de normas para referências, como o Vancouver, não há indicação do uso de ficha catalográfica, por este ser um dos elementos pré-textuais obrigatórios na elaboração de TCC, conforme a NBR 14724:2011, ou seja, a solicitação da mesma se justificaria ou seria necessária apenas quando a norma utilizada para a elaboração do TCC seguir as recomendações da ABNT.

------------------------------------

 B. INCLUIR NO ARTIGO a ficha catalográfica  (se artigo na ABNT) e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 08) e salvar em arquivo PDF.

C. A submissão do artigo à revista é facultativa para a finalização do TCC. Em caso de submissão do artigo à revista, imprimir a CARTA/DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO FORNECIDA PELA REVISTA e enviar por EMAIL à Coordenação de curso.

D. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos: TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/BIBLIOTECA assinado por aluno e docente; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL  assinado pelo orientador.

Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.

 ==================================================================================

 

Juntamente com o TCC versão final, o aluno deverá enviar os “nada consta” da Biblioteca.

 

====================================================================================

 

COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com)

Profª. Dra. Márcia Maria Mont`Alverne

TAE. Ms. Jociano Coelho de Souza

Norma ABNT 10520

por Camila - CTO publicado 28/07/2023 10h51, última modificação 28/07/2023 10h51

 

Faça o download do documento: 

NORMA ABNT NBR10520