Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES À NOTA DA DIREÇÃO DE CENTRO SOBRE AS AÇÕES RELATIVAS À VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, PARA A COMUNIDADE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
conteúdo

Notícias

ESCLARECIMENTOS COMPLEMENTARES À NOTA DA DIREÇÃO DE CENTRO SOBRE AS AÇÕES RELATIVAS À VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19, PARA A COMUNIDADE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

publicado: 16/06/2021 17h39, última modificação: 16/06/2021 17h39

Como já é de amplo conhecimento a gestão do calendário de vacinação é de responsabilidade da Secretaria de Saúde Municipal (SMS), de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID- 19.

De acordo com a SMS de João Pessoa, até o momento, a vacinação foi autorizada para os estudantes que estão cursando os estágios, contemplados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19 na categoria de profissionais de saúde. No caso do Curso de Graduação em Enfermagem os critérios definidos se aplicaram aos estagiários do P9 (cursando o Estágio Regional Interprofissional – Erip/SUS) e P10 (cursando Estágio Regional de Assistência Hospitalar - ESAH), os quais já foram vacinados na primeira quinzena de maio. Para garantir o cumprimento destes critério a SMS JP exigiu, adicionalmente à declaração da Instituição de Ensino, uma declaração do serviço comprovando que estudantes estavam em estágios ativos na rede de atenção a Saúde do Município. As tentativas de ampliação da vacinação para outros estudantes estão ocorrendo tanto pelo Centro (contemplando a Coordenação e os Departamentos do Curso de Enfermagem) quanto pelo movimento estudantil dos cursos do CCS (contemplando o Centro Acadêmico de Enfermagem Rosa de Paula Barbosa), como demostram os documentos apensados à nota de esclarecimento do CCS sobre o assunto.
Na última quinta-feira (11/06), na reunião Ordinária do Conselho de Centro (CCS) o Prof. Jamilton Farias, Assessor de Graduação, comunicou que no dia anterior havia feito, por solicitação do Fórum de coordenadores do CCS, nova consulta à Secretaria de Saúde para verificar novamente as possibilidades de ampliação da vacinação para outros grupos, sobretudo na perspectiva de planejamento para o próximo semestre (2021.1).
De modo complementar em audiência da Direção do Centro de Ciências da Saúde com a Equipe de Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde, e Gerência de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa-PB (15/06), para viabilização da vacinação contra a Covid-19 dos docentes, discentes e servidores do CCS que atuam em Clínicas e Laboratórios, a Coordenação do Curso de Enfermagem reiterou a importância da vacinação para outras categorias de estudantes visto que no Curso de Graduação em Enfermagem desde o P1 há disciplinas com aulas práticas em laboratório da UFPB e a partir do P2 há disciplinas com atividade prática em serviços da rede de atenção. Em resposta a Secretaria de saúde reafirmou que as populações vacinadas permanecem as prevista pelo Plano e nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde e que a velocidade de vacinação para outras categorias (não consideradas no plano como prioritárias) está ocorrendo de acordo com o número de doses recebidas do Ministério da saúde.
Esperamos que em breve, a oferta de doses aumente para que haja avanço na vacinação dos grupos prioritários, e tão logo formos comunicados sobre a ampliação da vacinação para outros estudantes (não estagiários) informaremos e providenciaremos, com máxima rapidez, a documentação necessária de acordo com o exigido pela SMS e a comunicação dos estudantes de como acessa-la.

Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem