Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > ADMINISTRAÇÃO > Apoio ao discente
conteúdo

Apoio ao discente

por Coordenação publicado 04/04/2022 20h04, última modificação 04/04/2022 20h04

As ações de apoio ao discente no âmbito do curso de Administração estão vinculadas às ações e políticas de acolhimento e permanência estudantil do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e da UFPB, seja por meio de serviços ou auxílios, visando a inclusão e integração dos estudantes de Administração à instituição.

 

Ações de acolhimento

O acolhimento aos Feras Administração é iniciado antes da chegada presencial dos estudantes ao CCAE, pelos meios digitais. Assim, foi criado, na página do curso, um espaço próprio para os Feras Administração, com este mesmo nome, disponibilizando informações sobre o Cadastramento no SiSU, o cadastro no SIGAA, matrícula dos feras, links úteis para que eles conheçam a UFPB e os contatos da Coordenação do curso. Foi criado também um perfil na rede social Instagram (@administracaoccae), para a divulgação de informações e diálogos iniciais com os ingressantes, sendo o contato por meio desta rede amplamente procurado por este público.

A partir do início das aulas, a primeira semana de cada semestre letivo é dedicada às atividades de apresentação de ensino, monitoria, pesquisa, e extensão, no evento de Recepção aos Feras. Cria-se um ambiente de diálogo entre os professores de administração com os alunos novatos e veteranos, para exporem os grupos e projetos de pesquisa, a monitoria, as atividades extensionistas e o Centro Acadêmico de Administração. Este momento oportuniza aos estudantes feras vivências que colaboram na familiarização deles com o ambiente acadêmico, sendo um dos passos iniciais para a sua inclusão no âmbito do curso e da UFPB.

 

Ações de permanência

Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante – PRAPE tem como principal função planejar, coordenar e controlar as atividades de assistência e promoção ao estudante, visando, sobretudo, a sua permanência nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Paraíba.

Assim, em nível institucional, a PRAPE tem como principal público-alvo o estudante ingresso classificado em condição de vulnerabilidade socioeconômica, sendo o levantamento de tal condição feito semestralmente, através dos processos seletivos para concessão de acesso aos benefícios de permanência, como refeições nos restaurantes universitários, moradia nas residências universitárias, auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, dentre outros a serem ainda implementados. As condições para acesso a tais benefícios são estabelecidas por meio de editais, divulgados periodicamente, na página da PRAPE, e repostados pela Coordenação de Assistência Estudantil do CCAE e pela Coordenação do curso de Administração.

No âmbito do CCAE, a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) tem por objetivo realizar ações que possibilitem a permanência dos estudantes no Centro e o êxito em suas atividades acadêmicas. Está voltado ao acolhimento das demandas estudantis, de modo a identificar, encaminhar e acompanhar questões de naturezas sociais, psicológicas e pedagógicas que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem.

Para tanto, além do apoio aos estudantes com os trâmites para participação nos editais de permanência da instituição, a CAE oferece os serviços de atendimento psicológico, serviço social, além de acesso ao Restaurante Universitário e Residência Estudantil. São disponibilizados aos estudantes atendimento psicológico individual, oficinas de organização pessoal, ações de promoção ao bem-estar e convívio social, ações educativas, encaminhamentos para tratamentos especializados, entre outros. Para agendar o atendimento psicológico, clique aqui.

Os estudantes cadastrados no serviço social da PRAPE têm prioridade na concessão de apoio para participação em eventos acadêmicos (compra de passagens e pagamento de inscrição, dentre outros) com apresentação de trabalhos.

 

Acessibilidade metodológica e instrumental

O atendimento das demandas de acessibilidade metodológica e instrumental para inclusão dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas fica a cargo do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba. O CIA é uma assessoria especial, vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria, criado através da Resolução n. 34/2013 do CONSUNI/UFPB.

O CIA promove cursos com o objetivo de subsidiar alunos com deficiência, alunos apoiadores, docentes e técnicos-administrativos para a atuação junto ao público que demanda seus serviços. Além disso, são disponibilizados diversos materiais, como o Passo a passo para agendamento de atendimento presencial, a Cartilha de ensino a alunos com surdez, o  Manual do CIA, a Cartilha de orientações aos Diretores de Centro, Chefes de Departamento, Coordenadores de curso e docentes, a Cartilha de orientação a apoiadores, dentre outros documentos. O CIA oferece ainda diversos vídeos para instrução da comunidade acadêmica para as ações de inclusão dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas.

No âmbito do CCAE, a representação da unidade de Mamanguape, onde funciona o curso de Administração, é de responsabilidade da Subsede campus IV, cujo e-mail para contato é .

 

Acompanhamento acadêmico

As disciplinas ofertadas no curso contam com possibilidades de acompanhamento dos discentes, além daquele ofertado pelos docentes, por meio da monitoria e tutoria.

A monitoria representa uma atividade capaz de contribuir com o desenvolvimento dos cursos de graduação, dos docentes e do corpo discente, pois possibilita a construção de novos conhecimentos e estímulo à criação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a redução dos índices de evasão, trancamento e retenção de alunos. O curso possui um projeto de monitoria, intitulado "Proporcionando espaços de construção e disseminação de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem do curso de Administração", por meio do qual os docentes podem submeter seus planos de atividades, com vagas de monitoria voluntária ou remunerada.

Já o Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas - ProTut  é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB e oferece apoio didático-pedagógico aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação. As atividades didático-pedagógicas do ProTut são exercidas por tutores, estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPB, em colaboração com professores, outros estudantes e técnicos-administrativos, em conformidade com o Regimento Geral da UFPB.

Ainda no âmbito das atividades de acompanhamento acadêmico, o estágio não obrigatório remunerado é acompanhado pela Coordenação de Estágio Supervisionado do curso, com o devido registro das atividades de estágio e supervisão de um docente do curso.

 

Centro Acadêmico de Administração

O Centro Acadêmico de Administração (CAADM) é o órgão oficial de representação discente do curso de Administração do CCAE/UFPB, tendo por finalidade congregar e coordenar seus membros, visando a solução dos problemas comuns, por meio de:

  • Defesa dos interesses de seus membros;
  • Representação dos estudantes junto aos órgãos colegiados, departamentos da UFPB e demais instâncias ligadas aos estudantes de Administração, onde haja direito de representação estudantil;
  • Estabelecimento e manutenção de intercâmbio com outros Centros Acadêmicos e demais congêneres do movimento estudantil do país, além de entidades de representação da categoria e entidades representativas da sociedade civil;
  • Incentivo à realização de estudos, conferências, seminários, cursos e outras atividades na área de Administração e afins;
  • Criação e manutenção de uma programação cultural e recreativa;
  • Informação sobre as atividades da entidade e quaisquer outros assuntos de interesse da sociedade;
  • Incentivo à aproximação e solidariedade entre o corpo docente, discente e técnico-administrativo do campus IV da UFPB;
  • Convocatória dos estudantes para debater os problemas referentes ao curso, bem como debater problemas da Universidade e da sociedade, visando contribuir na busca por soluções.

O Centro Acadêmico contribui ainda no apoio aos discentes, fornecendo informações sobre as rotinas da UFPB, acesso a editais de permanência e recepção aos feras. 

 

Outras ações de apoio estudantil

A criação do Comitê de políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres (CoMu), a partir da Resolução n. 26/2018 do CONSUNI/UFPB, permite a atuação no acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência na universidade. O CoMu é um espaço institucional criado a partir das demandas das mulheres da UFPB que, desde 2017, vêm reivindicando uma política institucional de combate às opressões na universidade.

A pandemia da COVID-19 levou à necessidade de criação de uma Comissão de Biossegurança em nível institucional e de comissões ao nível dos Centros, para orientar a retomada gradual e segura das atividades presenciais na UFPB, no contexto da pandemia do SARS-CoV-2. Assim, as principais funções da Comissão de Biossegurança do CCAE são: criar protocolo para o retorno às atividades presenciais no CCAE/UFPB; orientar e avaliar, de forma contínua, os protocolos internos de retorno às atividades presenciais, considerando as especificidades de cada área e/ou setor no CCAE/UFPB; e, dialogar com os setores administrativos competentes, buscando soluções para os problemas relacionados ao retorno às atividades presenciais em segurança no CCAE/UFPB.