Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto promove mulheres na Contabilidade

Projeto promove mulheres na Contabilidade

publicado: 09/12/2019 16h40, última modificação: 09/12/2019 16h41

O projeto de extensão “Mulheres que Contam na Paraíba (MContPB): história e identidade das estudantes e profissionais da contabilidade no combate à violência simbólica” surgiu em 2018, quando a professora Edmery Tavares  teve contato com artigos internacionais que discutiam o papel da mulher na contabilidade e a luta das que buscaram romper as barreiras de inserção no mercado contábil, em seu mestrado.

Edmery afirma que sentiu a necessidade de trazer discussões de gênero para o curso de Ciências Contábeis da UFPB. “Existia um interesse muito grande em aprovar esse projeto, diante da minha própria vivência enquanto ex-aluna do curso de Ciências Contábeis e atual professora do Departamento de Finanças e Contabilidade. Acompanhando relatos de experiências de alunas, de professoras e até o momento não tínhamos tido nenhuma ação com os moldes no projeto.”

O projeto conta com seis mulheres na organização e é vinculado ao Programa UFPB no seu Município. As ações do projeto são elaboradas e pensadas em grupo, nos encontros que ocorrem uma vez por mês. O MContPB atua de duas formas. Uma delas é através do Instagram. No perfil, a equipe posta histórias de mulheres inspiradoras, divulgam os eventos promovidos pelo projeto, fazem posts de curiosidades e interagem com o público alvo das ações promovidas.

A outra vertente ocorre por meio de eventos, os quais viabilizam encontros com profissionais da contabilidade, mulheres que atuam na área contábil e estudantes. A organização convida essas mulheres para compartilhar as suas experiências e os desafios que enfrentam diariamente, seja como funcionárias em empresas de contabilidade, seja administrando sua própria empresa.

A estudante do segundo período de Ciências Contábeis, Milene Menezes, conheceu o MContPB através da professora Edmery, gostou da proposta e passou a frequentar as atividades. Milene afirma que os eventos promovidos pelo projeto são importantes para abrir os horizontes dos alunos e alunas. “A importância de mostrar aos graduandos os conteúdos além de sala de aula, as áreas de atuação da profissão e como aplicar todos os conhecimentos aprendidos.”

Milene, afirma que é necessária a discussão de gênero dentro da sua área. “Mesmo hoje em dia a mulher tendo conquistado muito no mercado de trabalho, ainda falta uma longa jornada para chegar a igualdade de gênero. É muito importante discutir isso e dar visibilidade para essa questão nas Ciências Contábeis”, aponta.

O projeto se propõe a auxiliar e intermediar também o encontro de gerações para que alunas e alunos do curso possam refletir sobre a luta constante das mulheres para ocuparem seus espaços e serem respeitadas em ambientes organizacionais.

A bolsista do projeto, Sabrina Souza, discorre sobre a importância da extensão para sua vida acadêmica e para o público. “O projeto fez com que eu me conectasse mais com a UFPB, me fez ter um pensamento mais crítico sobre a questão de gênero na contabilidade, essa diferença tanto salarial como de tratamento no cotidiano das mulheres que trabalham na área. Me abriu os olhos para entender a importância dos projetos de extensão na Universidade e sua contribuição para a sociedade.”, detalha.

Os eventos são abertos ao público em geral. Segundo Edmery, isso proporciona a desconstrução do machismo. “Acreditamos na possibilidade da construção de ambientes menos agressivos com um trabalho de reflexão de todos. Para que ocorra a compreensão dessa luta das mulheres em ocupar espaços que lhes são de direito.”, detalha.

Tanto estudantes, como as convidadas avaliam positivamente as atividades, segundo Milene. “Muitas estudantes se interessam pelo projeto e falam o quão esclarecedor é a discussão dos temas abordados. Profissionais da área também se alegram com a iniciativa e elogiam por existir um projeto abordando essa temática tão necessária para a sociedade”, avalia.