Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abayomi fortalece mulheres negras através de capacitação on-line
conteúdo

Notícias

Abayomi fortalece mulheres negras através de capacitação on-line

publicado: 04/06/2020 17h43, última modificação: 04/06/2020 17h43

As articulações para o enfrentamento ao racismo precisaram ganhar um novo formato devido ao isolamento social em decorrência da pandemia do Covid-19. Para a Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras da Paraíba, uma das alternativas para suprir os encontros, conversas e mobilizações que eram feitas presencialmente foi uma capacitação on-line.

A Coletiva realiza, nos dias 4, 8 e 10 de junho, a Capacitação em Mídias Digitais para mulheres negras ativistas de grupos, coletivos e organizações. “Nós mulheres negras, em nenhum momento, baixamos nossa guarda para lutar contra o racismo. Esse campo das mídias digitais é mais uma ferramente que vamos ter em mão contra o racismo e o extermínio da população negra”, pontua a integrante da Abayomi, Durvalina Rodrigues, que está à frente do projeto.

O objetivo da capacitação é que mulheres negras utilizem o ambiente virtual de forma eficiente para combater o racismo em tempos de pandemia e crise política. Para a participante Carolina Porto, o curso representa uma oportunidade  para compreender e atuar frente ao atual contexto político.

“Não silenciar os debates, nem recuar as lutas é vital principalmente no cenário político atual. Se esse é o momento que temos que permanecer em casa, temos que ter  esse espaço digital como aliado para continuar os nossos debates”, avalia Carolina, que integra o Coletivo Pachamamá.

Em menos de 24 horas de divulgação, as inscrições foram encerradas devido à grande procura.  Assim, com uma previsão inicial de 30 vagas,  a capacitação será oferecida a quase 80 mulheres. Participarão inscritas de toda a Paraíba, de estados vizinhos e de outras regiões do país. 

Carolina está animada para aprender e discutir sobre métodos de comunicação no ambiente virtual. “Com esse curso, surgirão novas formas de se proteger nesse espaço digital, promover de forma mais inteligente ideias políticas, entender as ferramentas e estratégias mais adequadas para agilizar a disseminação, troca de informações e conhecimento político social", afirma a jovem.

Paralelo às atividades da Capacitação em Mídias Digitais, a Coletiva Abayomi lançou na quarta (3) o minicurso Aya movimentando as estruturas contra o racismo na Paraíba. Com inscrições abertas até 10 de junho, o intuito da nova ação é potencializar a luta das mulheres negras no estado da Paraíba, com troca de experiências e contextualização teórica relativas à população negra no Brasil. O link para inscrição como demais informações podem ser encontrado no perfil do Instagram do grupo. 

 

Michelly Santos