Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cartilha do CAMOPS aborda violência de gênero durante isolamento
conteúdo

Notícias

Cartilha do CAMOPS aborda violência de gênero durante isolamento

publicado: 25/06/2020 17h01, última modificação: 25/06/2020 17h49

Elaborada pela equipe de assistentes sociais do Centro de Atendimento Médico, Odontológico e Psicossocial (CAMOPS),  do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB, a cartilha As consequências da pandemia na vida das mulheres traz informações sobre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres da Paraíba. A iniciativa busca também promover reflexões acerca da violência de gênero, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência doméstica durante a o período de distanciamento social. 

A divulgação da cartilha faz parte das atividades que o CAMOPS vem promovendo como forma de dar continuidade ao atendimento às usuárias durante a  epidemia. Nesse momento, o atendimento do Centro ocorre apenas de forma virtual. Segundo a assistente social Rociane Trajano, uma das responsáveis pela cartilha, é de extrema importância socializar os contatos da rede institucional pública voltada ao atendimento às mulheres.

O trabalho desenvolvido em parceria com a colega Andressa Moura, visa alcançar tanto as mulheres quanto os profissionais de saúde. “O acesso a esses serviços pode contribuir tanto para que as mulheres que sofrem violência possam acessar os serviços, quanto para que nossos colegas tenham em mãos uma espécie de "guia" que sirva para encaminhar aquelas que buscarem por ajuda”, afirma Rociane.

A cartilha apresenta os tipos de violência contra as mulheres, formas de entrar em contato com diversos equipamentos de atendimento às mulheres, como Delegacias de Atendimento às Mulheres na Paraíba (DEAMs), a Patrulha Maria da Penha, que acompanha mulheres que possuem medida protetiva de urgência e também os contatos do Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamnto à Violência contra as Mulheres na UFPB. 

Para Rociane Trajano, a cartilha pode auxiliar não somente as mulheres e profissionais de saúde, como também evidenciar as consequências da pandemia na vida doméstica e promover reflexões acerca da violência de gênero. O material da cartilha está disponível no Linktree vinculado na bio do Instagram do CAMOPS. Para mais informações é só entrar em contato via direct ou através dos endereços de e-mail: camopsufpb@gmail.com e camops@cca.ufpb.br

 

Heloísa holanda | Edição Lis Lemos