Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > FASUBRA completa 39 anos de coragem e protagonismo na luta
conteúdo

Notícias

FASUBRA completa 39 anos de coragem e protagonismo na luta

Frente a qualquer ameaça à Educação Pública e às instituições públicas de ensino, a FASUBRA sempre estará pronta a organizar o levante contra o retrocesso e em defesa da democracia.
publicado: 20/12/2017 08h51, última modificação: 20/12/2017 08h55

São 39 anos de protagonismo na luta e coragem para enfrentar os desafios. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical)  mais uma vez saiu à frente como única entidade do serviço público federal a deflagrar greve nacional contra o desmonte da carreira, a desconstrução das universidades públicas e a reforma da Previdência!

 A luta e a garra da Categoria tem marcas impressas nas conquistas da carreira dos trabalhadores técnico-administrativos em educação. A atuação da FASUBRA não se resume apenas a defender o direito do trabalhador, a defesa de políticas públicas que beneficiam todos os brasileiros e brasileiras na luta pela igualdade também são bandeiras da entidade.

 Neste ano, a Federação mais uma vez reafirma que, frente a qualquer ameaça à Educação Pública e às instituições de públicas de ensino, a FASUBRA sempre estará pronta a organizar o levante contra o retrocesso e em defesa da democracia.

 Conheça a FASUBRA

São 50 entidades sindicais filiadas à FASUBRA Sindical em todo o país. A entidade representa mais de 250 mil trabalhadores e empregados técnico-administrativos em educação sob regime jurídico único e celetistas que atuam nas universidades estaduais e federais, institutos federais, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Centro de Tecnologia e de Educação Profissional (CETEPS) e Centro Paula Souza de São Paulo.

 Fundada em 19 de dezembro de 1978, a Federação luta pelos interesses da Categoria, por uma sociedade socialista, mais justa, igualitária e inclusiva. Também atua na defesa da educação pública, de qualidade e socialmente referenciada, por uma universidade pública, democrática e autônoma, acessível à população.

 A FASUBRA representa igualmente todos os trabalhadores e trabalhadoras, técnicos e administrativos que atuam nas instituições, sem qualquer distinção, reconhecendo que o trabalho de todos está interligado de forma indissociável.  

 O trabalho nas instituições de ensino públicas é vinculado e a participação  de todos é essencial para desenvolvê-lo efetiva e solidariamente. Pensando nisso, a FASUBRA desenvolveu o Projeto de Universidade Cidadã para os Trabalhadores (PUCT), que apresenta um novo modelo de universidade pública. Atualmente o Projeto de Lei  7398/2006 tramita na Câmara dos Deputados.

 A FASUBRA se coloca radicalmente contra aqueles que se apresentam com superioridade em relação aos demais trabalhadores em educação, dividindo nossa categoria e utilizando da meritocracia e do cargo que ocupam para discriminar os demais trabalhadores.

 Identidade de Trabalhador em Educação

A identidade de trabalhadores em educação está ligada à missão constitucional das instituições, em todas as áreas de atuação. A principal responsabilidade nesse sistema é a construção do conhecimento, ensino, pesquisa e extensão.

 Por isso, a FASUBRA Sindical investiu em uma Carreira (PCCTAE). O objetivo é a afirmação da identidade dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, empoderados e aptos para atuar em todos os ambientes administrativos e acadêmicos das instituições.

 Concepção de carreira da Fasubra

No ambiente universitário, apenas o trabalho do docente era visível. Ao técnico cabia desempenhar atividades administrativas e em algumas áreas técnicas especializadas.

 Com a implantação da Carreira a partir da Lei 11.091/2005 ( Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE), seus planos e programas, a atuação passa a ter mais visibilidade e reconhecimento. Isso demonstra que os trabalhadores técnico-administrativos em educação são parte da comunidade que também pensa, executa, aprende, ensina e produz conhecimento.

 A concepção da carreira é inovadora e se constitui como um grande avanço, por se contrapor às gratificações produtivistas, que deixam os trabalhadores submetidos a critérios pouco claros, adotados pelas chefias.

 A nossa carreira organiza o trabalho da  Categoria, sendo também um instrumento de gestão, que dá visibilidade ao técnico-administrativo em educação dentro do plano de desenvolvimento institucional.

 A conquista da Carreira da FASUBRA é reconhecida internacionalmente, por trabalhadores e trabalhadoras de universidades da América Latina.

 Conquistas do PCCTAE desde 2005

A principal conquista do Plano de Carreira é a afirmação de uma identidade: “Nós somos trabalhadores técnico-administrativos em educação”. Com a nova Carreira, foram recuperadas as perdas salariais acumuladas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que ultrapassaram 200%.

 O grande diferencial do  PCCTAE em relação aos outros planos de carreira do serviço público é a adoção da qualificação profissional, capacitação e avaliação de desempenho para o desenvolvimento do trabalhador na instituição. Todos esses elementos constituem a própria carreira e influenciam na evolução salarial do trabalhador.

 Outro aspecto importante da Carreira dentro das instituições é o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Ele deve aliar o dimensionamento das necessidades da instituição com a definição de um modelo de vagas.

 Além disso, prevê os programas de Capacitação, Aperfeiçoamento e Avaliação de Desempenho como instrumento de gestão, que visa à formação de trabalhadores pró-ativos e  qualificados.

 Concepção de hospital universitário e seu papel na Educação

No Brasil existem atualmente 46 hospitais universitários, patrimônio das universidades públicas, que conjugam em seu cotidiano a assistência à saúde, integrada à rede do SUS - Sistema Único de Saúde. São os importantes e reconhecidos “Hospitais de Clínicas”.

 Os hospitais universitários estão vinculados aos aspectos acadêmico e social das instituições, formando profissionais e auxiliando na produção e disseminação do conhecimento, pesquisa e extensão.

 Nesses locais são realizados tratamentos de ponta e de alta complexidade, como transplantes e outros, em que são pioneiros. O hospital universitário têm um papel estratégico, que precisa ser reconhecido pelo governo e pela sociedade.

 Como vemos a representação perante a Ebserh

Os Sindicatos vinculados à FASUBRA, como legítimos representantes dos trabalhadores dos hospitais universitários públicos, têm décadas de conhecimento, experiência e luta em defesa dessa Categoria.

 A Federação está também nas mesas de negociação junto ao governo, participando das decisões relacionadas aos trabalhadores vinculados à EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Junto com outras entidades, representamos a luta da Categoria da EBSERH nos hospitais universitários, em defesa dos seus direitos e pela garantia do seu emprego.

 Trabalhador da Ebserh é trabalhador da Educação

Os profissionais que atuam nos hospitais universitários são trabalhadores  das universidades, independente do seu regime contratual. São, portanto,  profissionais da educação e da saúde, com relevante papel junto à sociedade brasileira!

 A FASUBRA luta há décadas para acabar com a discriminação. No ambiente universitário é inaceitável que trabalhadores de uma mesma Categoria defendam qualquer tipo de preconceito, do qual sempre fomos vítimas e que tanto combatemos.

 Nossa força reside na unificação na nossa luta por direitos. Trabalhador da EBSERH também é, trabalhador em Educação.

 Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

Direção Nacional FASUBRA Sindical