Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A COMISSÃO NACIONAL DE SUPERVISÃO DA CARREIRA - CNSC cobra do MEC retorno de reuniões e atendimento das reivindicações dos TAE
conteúdo

Notícias

A COMISSÃO NACIONAL DE SUPERVISÃO DA CARREIRA - CNSC cobra do MEC retorno de reuniões e atendimento das reivindicações dos TAE

publicado: 07/08/2017 08h36, última modificação: 07/08/2017 08h39

CNS cobra do MEC retorno de reuniões e atendimento das reivindicações dos TAE Publicado por Mário Júnior - Qua, 26 jul. 2017 15:22

A Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) do SINASEFE foi até a sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF, na última sexta-feira (21/07) para cobrar o retorno das reuniões da CNS no MEC e o atendimento de reivindicações dos técnico-administrativos por parte do governo.

 

Debates da reunião
O primeiro ponto pautado pelos representantes do SINASEFE foi a retomada das reuniões da CNS no Ministério, que não ocorrem desde janeiro do ano passado - ou seja, na gestão do governo Temer, nenhuma reunião da Comissão foi realizada.
Os problemas gerados pelo ofício circular nº 1/2017/COLEP/CGGP/SAA-MEC, que na prática retrocedeu as descrições dos cargos do PCCTAE para o que está previsto no Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE), desconfigurando as atribuições de cada cargo e inviabilizando os concursos públicos, também foram colocados à mesa.
Neste ponto do debate o SINASEFE voltou a reivindicar a racionalização dos cargos do PCCTAE, demanda da CNS que se houvesse sido concluída - como nosso sindicato cobra faz mais de 12 anos - evitaria o atual desajuste que foi criado pelo ofício 01/2017.

 

Cobrança dos acordos das greves
Os acordos das greves anteriores que não foram cumpridos (sobretudo as greves dos três últimos anos) também foram mencionados, incluindo a demanda salarial dos técnico-administrativos que estão sem previsão de reajuste.
A possibilidade de uma nova greve por conta dos sucessivos descumprimentos dos acordos foi informada na reunião.

 

Pedido de agenda de encontros
Pela evidência de acúmulo de demandas, possibilitada pelo atraso do MEC em receber as entidades classistas - entre as quais o SINASEFE -, foi solicitada uma agenda de encontros do Ministério com nosso sindicato, para que os pontos em atraso possam ser vencidos com o devido atendimento. O MEC ficou de avaliar o pedido e indicar datas para futuras reuniões.
Presentes na reunião
A reunião se dividiu em dois momentos: o primeiro e mais longo, com a representação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e o segundo, mais breve, com representação da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA).
Representaram nosso sindicato os membros da CNS Aliomar Silva (Sinasefe Ifes-ES) e Marilia Matsumoto (Sintietfal-AL). A Setec/MEC foi representada por Daniel Ferraz e Silvilene Souza. E a SAA/MEC foi representada por Josemir Martins.

 

Relatório da CNS
Os representantes do SINASEFE na reunião prepararam um relatório dos debates. Clique aqui para fazer o download do documento.

 

Fotos e cobertura ao vivo
Confira imagens da reunião com a Setec/MEC e com a SAA/MEC no álbum de fotos disponível em nosso site: clique aqui para ir até ele.
Relembre da peça de cobertura ao vivo que publicamos em nossas redes sociais durante a reunião: veja ela aqui.

 

Conteúdo relacionado