Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NOTA MÁXIMA: Curso de Ciência de Dados e IA é avaliado com conceito 05 pelo MEC
conteúdo

Notícias

NOTA MÁXIMA: Curso de Ciência de Dados e IA é avaliado com conceito 05 pelo MEC

última modificação: 19/10/2023 18h03

O curso de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Centro de Informática (CI) recebeu nota 05 em sua primeira avaliação pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (MEC).

A boa notícia chegou à coordenação do curso, esta semana, em documento eletrônico do MEC que, após ampla avaliação, reconheceu o bom nível de qualidade da graduação nos segmentos do ensino, pesquisa e extensão e recomendou o seu recredenciamento. A equipe de avaliadores do INEP também concedeu nota máxima ao curso, que obteve o conceito 05. O curso é coordenado pelo professor Bruno Jefferson.

No documento, a equipe de especialistas do Governo Federal parabeniza os membros do corpo docente e discente pela conquista e deseja a manutenção do engajamento e estratégias de ensino, pesquisa e extensão, na busca pela melhoria contínua e excelência . Os avaliadores também destacam o papel que o curso vem desempenhando para o desenvolvimento regional, através da formação de profissionais capacitados para atuar no mercado, fato que contribui para impulsionar as inovações tecnológicas de última geração. " O curso responde a uma demanda da cidade, da região e também Global", ressalta o relatório do INEP.

Um dos requisitos que um curso deve atender para que obtenha nota 05, segundo o INEP, está no seguinte critério: "Com base no estudo realizado sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas reuniões com o corpo discente, professores, Coordenador e Vice-Coordenador foi possível reconhecer que o perfil profissional do egresso que consta no PPC está de acordo com as demandas de mercado, expressa as competências a serem desenvolvidas pelo discente, estando articuladas com as necessidades locais, regionais, nacionais e também globais. A conversa com docentes demonstrou a preocupação com a formação dos alunos, assim como o zelo pelo processo de ensino e aprendizagem, visando a qualificação do discente em função das demandas do mundo de trabalho".

O curso foi criado via Resolução do Consuni / UFPB nº 21, de 17/10/2019, sendo à época a primeira graduação da área criada numa instituição pública do Brasil. Quatro anos depois, o curso já conta com 238 alunos e vai formar a sua primeira turma no próximo semestre.

A Ciência de Dados pode ser definida como uma área de conhecimento multidisciplinar que usa ferramentas matemáticas e computacionais para coletar, armazenar e minerar dados, estruturados ou não, objetivando extrair conhecimento para processos de tomada de decisão. Já a Inteligência artificial é, de modo geral, conceituada como a capacidade de uma máquina reproduzir competências semelhantes às humanas como raciocínio, aprendizagem, planejamento e criatividade.


Texto: Madrilena Feitosa, da Ascom do CI
Foto: Ascom da Reitoria - UFPB