Notícias
EDITAL 06/2022 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO
O Reitor da Universidade Federal da Paraíba no uso de suas atribuições e considerando os termos da Lei n. 8.745/1993, com alterações da Lei n. 9.849/1999 e da Lei n. 12.425/2011, Decreto n. 9.739/2019, Decreto n. 7.485/2011, alterado pelo Decreto n. 8.259/2014, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de Professor Substituto para a UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, nos termos deste edital, da Resolução n. 07/2017 do CONSEPE/UFPB e, subsidiariamente, no que couber, da Resolução n. 74/2013 do CONSEPE/UFPB, sem prejuízo às demais legislações aplicáveis.
Unidade: Centro de Informática
Departamento: Departamento de Sistemas de Computação
Telefone de Contato: (83) 3216-7506
E-mail do Depto: dsc@ci.ufpb.br
Área de Conhecimento: Computação Gráfica, Compiladores e Linguagens de Programação.
Nº de Vagas: 1
Titulação/requisitos mínimos exigidos: Graduação em Ciência da Computação ou áreas afins e mestrado em Ciência da Computação ou áreas afins.
Regime de Trabalho: T-40
INSCRIÇÃO: 11 a 19 de abril de 2022
Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição: 11 a 12 de abril de 2022
Resultado da Solicitação de Isenção: 13 de abril de 2022
Conteúdo Programático:
1. Computação Gráfica. 1.1. Conceitos básicos: definição de imagem digital, formatos de arquivos de imagem, rasterização de retas e circunferências, dithering, halftoning. 1.2. Transformações geométricas: o plano projetivo, transformações lineares, transformações projetivas, rotações, reflexões, translações e projeções no espaço tridimensional, gráficos de superfícies, eliminação de superfícies escondidas. 1.3. Modelagem geométrica: representação paramétrica de curvas e superfícies, curvas de Bézier, curvas de B-Spline, superfícies de Bézier, superfícies B-Spline, NURBS. 2. Compiladores. 2.1. O processo de compilação. 2.2. Descrição de linguagens. 2.3. Análise sintática. 2.4. Análise semântica. 2.5. Geração de Código. 3. Linguagens de Programação. 3.1. Descrição e construção de algoritmos. 3.2. Metodologia de programação. 3.3. Programação estruturada. 3.4. Programação orientada a objetos
Referências:
Donald D. Hearn, M. Pauline Baker, Warren Carithers. Computer Graphics with Open GL (4a. edição). Prentice Hall. 2010.
Jonas de Miranda Gomes, Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho. Fundamentos da Computação Gráfica. Editora: IMPA. Ano: 2008
A. Aho, R. Sethi, J. D. Ullman, Compilers - Compiladores – Princípios, Técnicas e Ferramentas, LTC, 1995.
Oliveira, U. Programando em C - Volume I: Fundamentos, Ciência Moderna, 2008;
Mizrahi, V. Treinamento em Linguagem C, 2a Edição, Prentice Hall, 2008;
Schildt, H. C Completo e Total, 3a Edição, Makron Books, 1997.
Comissão Examinadora (Titulares e Suplentes):
Titulares: Christian Azambuja, Ewerton Salvador e Verônica Lima
Suplentes: Alisson Brito, Rômulo Câmara e Valdecir Becker
Calendário de provas:
1) Realização da prova didática: 03 de maio de 2022
2) Divulgação do resultado da prova de títulos: 05 de maio de 2022
3) Divulgação do resultado final (Quadro de notas): 11 de maio de 2022
PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO: 01 (um) ano, contado a partir do dia subsequente à publicação do Edital de Homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do órgão interessado no certame.