Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Regras para retorno às aulas presenciais podem ser votadas na quinta
conteúdo

Notícias

Regras para retorno às aulas presenciais podem ser votadas na quinta

Projeto de Lei em pauta no Senado inclui o ensino entre os serviços essenciais
última modificação: 08/06/2021 12h10

Entra em pauta no plenário do Senado Federal, na próxima quinta-feira, o Projeto de Lei (PL 5.595/2020) que estabelece regras para o retorno seguro às aulas presenciais no ensino básico e superior. 

O retorno seguro às aulas vem sendo discutido no Senado por meio do PL 5.595/2020, projeto de lei que inclui o ensino entre os serviços essenciais e impede a suspensão de aulas durante a pandemia, e na Câmara dos Deputados por meio do PL 2.949/2020, projeto de lei que dispõe sobre a estratégia para o retorno das aulas.

O deputado Jean Paul Prates argumenta que é importante discutir o tema sem pressa, com foco na segurança de alunos e professores. Para ele, a transformação da educação em um serviço essencial “não deve ser aprovada sem que o parlamento torne possível o debate qualificado dos seus pormenores”.

“Faz-se necessário que o Senado Federal promova um debate qualificado sobre a necessidade de uma estratégia nacional para o retorno seguro às aulas presenciais, com a colaboração de pesquisadores, gestores, trabalhadores em educação e estudantes, uma vez que o direito à educação não deve se confrontar com o direito à vida, em um contexto de grave crise sanitária”, afirma ele.

Ouça o áudio com mais informações, através do link:

https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2021/06/regras-para-retorno-as-aulas-presenciais-podem-ser-votadas-nesta-semana

Aqui, a íntegra do projeto de lei ( PL 5595/2020 ):

https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/148171